O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Aedes

Agentes de endemias visitam mais de 5 milhões de imóveis no Estado

As equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti

Postado em 27 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Agentes de endemias visitam mais de 5 milhões de imóveis no Estado
As equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti

Da redação 

Desde o início da operação Goiás Contra o Aedes, em dezembro do ano passado, os agentes de endemias e os comunitários de saúde visitaram mais de cinco milhões de imóveis no Estado, entre casas, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e lotes baldios. Esses profissionais identificam, eliminam os focos e orientam os moradores sobre cuidados preventivos para a saúde da família. A operação é desenvolvida pela Secretaria da Saúde, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e órgãos afins.

Neste período, as equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti em todos os municípios goianos. A ação é para erradicar o mosquito em todo o território goiano. Grande parte do êxito da megaoperação contra o Aedes em Goiás é resultante do empenho, dedicação e determinação dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Contratados pelos municípios nos quais atuam, os agentes conhecem profundamente a área em que atuam e mantém um vínculo de confiança com os moradores em função do trabalho diário, das constantes visitas que realizam aos domicílios. Os dados da SES constatam que em todo o Estado existem em atuação cerca de oito mil agentes comunitários de saúde e 2,8 mil agentes de endemias.

Na ação Goiás contra o Aedes, os agentes de endemias têm a função de identificar e eliminar os focos e, além disso, repassar orientações aos moradores quanto à importância da vistoria rotineira. Já os agentes comunitários de saúde atuam de forma complementar, levando informações sobre ações e cuidados preventivos para a saúde da família.

Visitas

A Diretriz Nacional para Controle de Epidemia de Dengue de 2009, do Ministério da Saúde, estabelece como parâmetro que cada agente de endemias deve fazer de 20 a 25 visitas aos imóveis diariamente. Em Goiás, foram realizadas aproximadamente cinco milhões de visitas de janeiro a abril de 2016.

Levando-se em consideração apenas os dias úteis desse período, foram realizadas 25 visitas diárias aos imóveis goianos, por cada agente de endemia do Estado (são 2,8 mil agentes em Goiás). Ressalta-se que o cálculo inclui, além de residências, lotes baldios, estabelecimentos comerciais, imóveis rurais, ou seja, propriedades em geral e não apenas os domicílios residenciais.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também