O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Passe Livre

Benefícios para o estudante de GO

O programa que garante gratuidade no transporte público para estudantes da região metropolitana de Goiânia, o Passe-Livre Estudantil (PLE), teve mais de 19.000 mil novos cadastros neste ano. O projeto garante que os alunos contemplados ganhem diariamente duas viagens, que ao final do mês totaliza 48. Os estudantes de qualquer idade e instituição, tanto do […]

Postado em 7 de maio de 2016 por Sheyla Sousa
Benefícios para o estudante de GO

O programa que garante gratuidade no transporte público para estudantes da região metropolitana de Goiânia, o Passe-Livre Estudantil (PLE), teve mais de 19.000 mil novos cadastros neste ano. O projeto garante que os alunos contemplados ganhem diariamente duas viagens, que ao final do mês totaliza 48. Os estudantes de qualquer idade e instituição, tanto do ensino público como particular, têm direito ao benefício.

Atualmente, apenas Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo contam com beneficiamento. Segundo a gerente de mobilização social e juventude do governo, Lilian Ribeiro, a intenção do governo é estender o programa a vários municípios goianos, sendo que próximos contemplados serão Anápolis e Catalão.

A estudante de jornalismo, Izabella Verônica, relata que o PLE é uma grande conquista do movimento estudantil. Ainda segundo ela, o benefício ajuda bastante no fim do mês, pois como não possui renda fixa pode ir e vir sem gastos para a faculdade e lugares de lazer.

Quantidade

O programa foi criado no ano de 2013, e contribui com 50.492 discentes, desse total 62% são do sexo feminino. Mensalmente, o governo repassa o montante de mais de R$ 2,8 milhões, para empresas responsáveis pelo transporte coletivo, para subsidiar a tarifa. “O programa é um meio para  evitar a evasão escolar e facilitar o acesso à educação”, Em conformidade o, diz Henrique Tibúrcio secretário do Governo.

Natália Carvalho, que não recebe vale transporte na empresa onde é estagiária o PLE, vem sanar com o gasto que ela teria em torno de R$ 7,40 a diária com passagens. Com o valor que é economizado, a estudante utiliza o dinheiro que sobra para pagar despesas como alimentação, cópias e outros gastos que são necessários para seus estudos. Outra beneficiária, Caroline Mendonça, ressalta “pelo menos 85% dos meus gastos são eliminados. A economia no fim do mês é bem maior”.

Para ter acesso ao benefício é necessário ficar atento ao período de inscrição que é em  janeiro e agosto. Para solicitá-lo é necessário ter PLE devidamente registrado no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (SET), apresentar  documentais pessoais como CPF e RG originais. A inscrição do menor estudantedeve ser feita no nome do responsável legal. (Wygner Inácio-especial para O Hoje) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também