Marconi cita Vitti como novo presidente Assembleia
Governador comentou sobre a eleição do deputado em evento de inauguração em Palmeiras de Goiás
Venceslau Pimentel
Ao participar ontem da inauguração da nova sede da Câmara de Vereadores de Palmeiras de Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) disse que a partir de hoje a cidade vai passar a ter, ao mesmo tempo, ele, como chefe do Executivo estadual, e o deputado José Vitti (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.
A eleição da nova mesa diretora, marcada para hoje, a partir das 15 horas, contará com apenas uma chapa, encabeçada por Vitti, após acordo entre Marconi e a sua base de apoio da Assembleia, e também com a oposição, que terá duas vagas garantidas.
“Amanhã (hoje), Palmeiras poderá estar se transformando na primeira cidade goiana e uma das primeiras do Brasil a ter dois chefes de poderes: o governador do Estado e o presidente da Assembleia Legislativa”, referindo-se à eleição quase certa do deputado José Vitti, que mora em Palmeiras.
Vitti disse que a composição da chapa foi definida junto aos demais partidos, respeitando a proporcionalidade. “Eu também não poderia deixar de chamar para a Mesa alguns parlamentares que estiveram desde o início, dando sustentação à minha candidatura, fazendo com que ela chegue à condição vitoriosa”, afirmou.
Pelo acordo, a composição da nova mesa diretora terá como presidente José Vitti; 1º vice-presidente Mané de Oliveira (PSDB); 2º vice-presidente, Henrique Arantes (PTB);1º secretário: (Ainda indefinido); 2º secretário, Bruno Peixoto (PMDB);3º secretário, Lincoln Tejota (PSD); e 4º secretário: Humberto Aidar (PT).
A nova sede da Câmara de Vereadores de Palmeiras de Goiá, que recebeu o nome de sua mãe, Maria Pires Perillo, falecida em 18 de julho de 2012.
A solenidade aconteceu em uma tenda armada na porta principal da nova sede do Legislativo municipal. O governador se fazia acompanhar de inúmeros parentes, dentre irmãos, tios e primos. Na chegada foi recepcionado por um grupo de muladeiros que compõe a comitiva Manoel Pires de Moraes, bisavô do governador e inspirador da tradicional romaria da família de dona Maria Pires Perillo entre Acreúna e Trindade.
Manoel Pires de Moraes foi o idealizador da romaria, a qual comandou até 1943, ano de sua morte. Neste ano de 2016 um grupo de netos, bisnetos e trinetos de Manoel de Moraes retomou a tradição. O objetivo é cobrir os 200 quilômetros que separam a fazenda da família em Acreúna até Trindade, com carros de bois e cavalos.
Dois dos carros de bois levarão alimentos a serem distribuídos a entidades assistenciais de Trindade. O chefe da comitiva é Demoril Júnior, bisneto de Manoel Moraes.
O governador declarou-se emocionado com as inúmeras homenagens que Goiás tem prestado a sua mãe. Desde o seu falecimento, há quatro anos, Maria Pires Perillo já foi homenageada emprestando o nome a centros culturais, parques, conjuntos habitacionais, hospitais, creches, escolas e agora à Câmara Municipal de Palmeiras.
Redigido de próprio punho, um resumido texto que aborda a trajetória da mãe foi lido pelo governador. Em alguns momentos com a voz embargada pela emoção, Marconi enalteceu os principais valores de dona Maria – bondade, caridade, amor à família, retidão de caráter e honestidade.
Não deixou de citar o desejo e cobrança constante da mãe para que um dia tivesse um diploma universitário. “Mesmo depois de já ter sido eleito governador por três vezes, ela me cobrava – troco todos esses seus diplomas de governador por um de doutor”. E completou em meio a muitos aplausos: “E eu tive a felicidade de um dia poder ter-lhe entregue o meu diploma de bacharel em Direito”.
A nova Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás foi erguida com recursos próprios do legislativo ao custo de R$ 1,7 milhão. Em móveis e equipamentos foram investidos outros R$ 250 mil. Está localizada em área construída de mil metros quadrados e outros mil metros quadrados de jardins e estacionamento.
Além do prefeito Alberane Marques e do presidente da Câmara, Ailton Fernando da Silva, acompanharam o governador na solenidade, o deputado federal Roberto Balestra, prefeitos, vereadores e várias lideranças regionais.