HGG recebe exposição de arte contemporânea
Décima temporada do ‘Arte no HGG’ será lançada,
hoje, com a exposição ‘Vozes’, que reúne cerca de 100 obras
Marcada por expressões artísticas originais e técnicas inovadoras, a arte contemporânea é, sobretudo, questionadora e polêmica. Com diversidade de inspirações e temáticas, três artistas deste universo moderno apresentam a exposição Vozes, no Hospital Alberto Rassi – HGG. As obras de Chico Santos, Diomar Lustosa e Santana contemplam a décima temporada do projeto de humanização Arte no HGG, que reúne cerca de 100 peças. O vernissage é nesta quarta-feira (13), no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade hospitalar, às 19h.
Chico Santos trabalha de forma singular, o que torna as suas obras originais. O artista realiza questionamentos sobre o homem e sua origem, o desgaste da vida urbana, além de retratos e críticas sociais do cenário atual. “Gostei bastante dessa iniciativa e acredito que minhas obras vão contribuir muito para o tratamento dos pacientes do HGG. Além disso, sempre tive como argumento que o artista deve ir até aonde o público está, pois são poucos que têm o hábito de visitarem galerias. É uma proposta diferente e inovadora realizar uma exposição em um ambiente hospitalar”, avalia Chico.
Nas obras de Diomar Lustosa, os personagens do cotidiano, em cenas de forte cunho social e político, são as principais abordagens. Com três décadas dedicas à arte, ele encontrou no desenho e na pintura uma forma de protesto e reflexão sobre as turbulências do mundo atual. “A arte, de forma geral, é bastante construtiva. É a primeira vez que realizo uma mostra num hospital e estou bastante otimista com essa experiência. O projeto é inovador e nós, da classe artística, esperamos que ele cresça cada vez mais. Intitulamos a nossa exposição por Vozes, porque queremos que as pessoas entendam, discutam e reflitam a mensagem que estamos levando”, explica.
Autodidata, Santana tem o dom de retratar os elementos da natureza, com cores e formas geométricas marcantes, que tornam suas obras especiais. Com temáticas que passam pela fauna e pela flora do Cerrado, além de figuras indígenas, suas telas combinam arte contemporânea e arte primitiva. “Nossos trabalhos exigem dedicação maior de quem observa, pois são mais abstratos. Acredito que tudo que mexe com a mente e com o emocional pode interferir positivamente na vida das pessoas, e a arte tem esse poder. A nossa expectativa é a melhor possível. Queremos levar muita cor para o hospital”, reforça o artista.
Projeto
Iniciativa inovadora do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, seus familiares e colaboradores há dois anos. Além disso, o projeto tem como objetivo a humanização do ambiente hospitalar, portanto a ideia é usar a arte como terapia alternativa para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem tratamento. De forma voluntária, os artistas expõem seus acervos, nos corredores, o que torna o hospital mais alegre, colorido e interessante.
SERVIÇO
Exposição ‘Vozes’, dos artistas Chico Santos, Diomar Lustosa e Santana
Vernissage: Hoje (13 de julho) – a partir das 19h
Visitação: De 15 de julho a 30 de setembro – das 8h às 18h
Onde: Hospital Alberto Rassi – HGG (Avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste)
Horário: 19h
Evento e exposição abertos ao público