Usuários se apressam para fazer Cartão Metrobus
Movimento foi grande desde as primeiras horas do dia nos Vapt-Vupts, sobretudo nas unidades próximas ao Eixo-Anhanguera
Usuários do Eixo-Anhanguera não perderam tempo para fazer o cadastro do Cartão Metrobus e manter o benefício da meia passagem na linha. Na manhã de ontem, a procura pelo registro foi grande nas unidades do Vapt-Vupt, sobretudo nas unidades que ficam próximas à Avenida Anhanguera.
Pouco depois das 11 horas, aproximadamente 40 pessoas já haviam sido atendidas no Vap-Vupt do Banana Shopping no Centro e outras dez aguardavam a vez de pedir o Cartão. Apesar de não ter o número exato das pessoas que procuravam pelo serviço, a unidade da Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário estava bastante movimentada. No Terminal Rodoviário de Goiânia, o posto de atendimento teve pouca procura pelo serviço.
Apesar de muitas pessoas procurarem as unidades para fazer o cadastro no primeiro dia, muitos voltavam para casa sem conseguir resolver a questão, o principal motivo era a falta de documentos.
A dona de casa, Celia Aparecida da Silva, 40, esteve no Vapt-Vupt Praça da Bíblia, mas não teve sucesso. Apesar de estar com as cópias e os documentos originais necessários, a foto que ela levou não era recente. Resultado, voltou para casa sem efetuar o cadastro. “Eu vou ter que voltar depois. Eu e meu esposo usamos o Eixo, aí agora eu tenho que fazer esse cartão para não pagar mais caro”, lamentou.
No posto de atendimento do Banana Shopping, a recepcionista, Mariana Alves da Silva, 34, aguardava para garantir a continuidade do desconto no Eixo-Anhanguera. “Eu trouxe todos os documentos. Resolvi fazer no primeiro dia para não ter problema porque eu uso o Eixo todo dia para ir e voltar da faculdade e eu não tenho o cartão do estudante”, disse.
Documentos
Além de apresentar documento de identificação pessoal, CPF, foto colorida 3×4 e comprovante de endereço, é preciso informar um e-mail para contato pelo qual o usuário receberá informações sobre o andamento do pedido.
A partir do dia 23 de setembro, o subsídio da passagem no Eixo-Anhanguera estará disponível apenas para quem fizer o cadastro do Cartão Metrobus, o que pode ser efetuado nos Vapt-Vupts ou pela internet no aplicativo Cartão Metrobus ou nos sites www.segov.go.gov.br e www.juventude.go.gov.br. Quem não fizer o cadastro pagará o valor de R$ 3,70. O documento fica pronto em 15 dias.
Por mês passam na linha cerca de 300 mil passageiros. O Estado gasta aproximadamente R$ 70 milhões com o subsídio. A expectativa é que, com o controle, a economia seja de 30%. A expectativa da Secretaria de Governo é receber cerca de 80 mil cadastros.
Aplicativo
Às 9 horas da manhã de ontem, pouco mais de dez pessoas haviam baixado o aplicativo Cartão Metrobus, que também permite o cadastro. Já após às 13 horas, eram entre 100 e 500 downloads, de acordo com a loja de aplicativos do Google.