Criança com paralisia cerebral teve sonho realizado no Mutirama
Parque é um dos locais preferidos do garotinho de cinco anos que foi atendido por uma ONG que realiza sonhos de crianças e adolescentes acometidos de doenças graves
O garoto Gustavo Fernandes Silva (5), morador do setor Solar Santa Rita, em Goiânia, tem paralisia cerebral, quadro de diparesia espástica e Síndrome de Babinski, que afeta os membros inferiores e parte do intelecto. O grande sonho dele era ganhar uma mini moto elétrica.
A ONG internacional Make-a-Wish Brasil, entidade que tem como objetivo realizar o sonho de crianças com idade entre 3 e 18 anos incompletos, abraçou a iniciativa. O cenário escolhido para a realização desse sonho foi o Parque Mutirama, um dos locais favoritos de Gustavo. O menino ganhou o presente no último sábado (16).
A Make-A-Wish Foundation surgiu na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, com a realização do desejo de Chris Greicius, um garoto de 8 anos que sofria de leucemia e queria ser policial. Sua mãe, alguns policiais da cidade e amigos então uniram suas forças e organizaram uma surpresa para Chris. Durante um dia inteiro, o garoto vestiu farda de policial, trabalhou na delegacia, andou de carro oficial, vivendo a experiência que tanto sonhara. Hoje a entidade está presente em mais de 40 países e atua no Brasil desde 2008.
Segundo Salim Tannus, dirigente da Make-a-Wish Brasil, o quadro clinico de Gustavo desenvolve um processo em que o cérebro não manda informações para o corpo e assim ocorre a perda de movimentos nas pernas e outras áreas. O garoto já passou por duas cirurgias. A última aconteceu há alguns meses nos pés, para melhorar sua postura. No entanto, por ter ficado 30 dias sem se levantar, ele teve uma regressão brusca, perdendo a mobilidade nas pernas, enfraquecendo os músculos, os joelhos e a bacia. Para não perder totalmente a mobilidade, ele fará fisioterapia todos os dias a partir de agora.
Com relação ao intelecto, Gustavo frequenta uma escola em período integral e gosta muito. Ele é falante, adora cantar e tocar instrumentos. Sempre é o último a dormir em casa, pois adora conversar. Mesmo gostando de música, suas maiores paixões são moto, corrida e carros. “Quando conversamos com o Gustavo, descobrimos que o sonho dele é ter uma moto elétrica vermelha]”, afirmou Tannus.