Operação Lava Jato inicia 33º fase em Goiânia
Além daqui a operação também está atuando em mais cinco estados
Da Redação
Quatro mandatos judiciais foram deflagrados nesta terça-feira (02) pela Polícia Federal em Goiânia. A iniciativa faz parte da 33º fase da Operação Lava Jato e está sendo realizada em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.
A ação foi batizada de “Resta Um” e têm como principal alvo a construtora Queiroz Galvão. Ela é suspeita de fraudar licitações da Petrobras e de pagar propina para evitar investigações de uma CPI no Senado.
Em Goiânia são cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Pelo Brasil são 32 mandatos judiciais no total.
Esta fase da operação tem dois objetivos. O primeiro é levantar provas sobre a formação de cartel para viabilizar obras na Petrobras. O segundo é apurar pagamentos de propina a políticos e partidos além de negociações para interferir na CPI de estatal no senado em 2009.
Segundo as investigações, a Queiroz Galvão integrou um cartel para fraudar licitações da Petrobras. O cartel, conforme as investigações, maximizou os lucros das empresas privadas e gerou prejuízos bilionários para a estatal.