O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Culinária

Partiu churrasco! Descubra os segredos do prato

Existem sempre motivos para se preparar um bom churrasco, a
preferência goiana. Mas qual a melhor maneira de se fazer esse prato?

Postado em 18 de setembro de 2016 por Redação
Partiu churrasco! Descubra os segredos do prato
Existem sempre motivos para se preparar um bom churrasco

Fim de semana ou feriado em Goiás é sempre motivo para um churrasco em família ou com amigos. O hábito já é tradicional e conhecido até por quem não é daqui. Mesmo assim nem todo mundo sabe escolher os melhores cortes ou prepará-los. E a pergunta que fica é: quais as maneiras de se deixar o churrasco ainda mais gostoso?

De acordo com o gerente comercial de perecíveis da Rede Bretas, Deirdre Silva, há certos cuidados a serem tomados na hora de se preparar a refeição para garantir a maciez e a suculência do churrasco. “Escolha sempre a carne em estabelecimentos confiáveis, que comercializam os produtos com inspeção federal ou estadual. A qualidade da carne depende da sua procedência”, explica. 

As principais carnes para um bom churrasco são picanha, alcatra, maminha, fraldinha, contrafilé, cupim e costela. Se ficar a dúvida de quantidade, Silva explica que para adultos a dica é comprar  de 400 a 500 gramas e 300 gramas para as crianças, visto que sempre há acompanhamentos para incrementar o prato. Outra orientação é ficar atento à cor da carne, que deve ser predominantemente vermelha. “A carne embalada a vácuo apresenta uma cor mais escura pela ausência de oxigênio, porém a coloração avermelhada retorna em média de dez a 15 minutos após contato com o oxigênio”, esclarece. 

Na hora de fazer o churrasco, o especialista afirma que o tempero básico é o sal grosso. “Salgue apenas na hora de levar ao fogo. Também podem ser usados sal fino e temperos, como pimenta-do-reino e alecrim”, acresenta Silva. A afiação da faca precisa estar em dia. O corte da carne deve ser no sentido transversal em relação às fibras musculares. 
 

Dicas para um bom churrasco

Uma dica para perceber se a carne está no ponto é verificar se, depois que você vira pela primeira vez, ela começa a “suar” (ficar molhada do lado de cima).

• Picanha: a dica é comprar uma peça de picanha que tenha no máximo 1,1 kg para não ficar dura.

• Alcatra: o coração de alcatra, mais conhecido como miolo de alcatra, é uma opção à picanha. O diferencial é a pouca gordura.
• Fraldinha: esta carne é de corte pequeno e fibras longas. Tem pouca concentração de gordura sendo, assim, uma opção mais leve e macia. É um corte bom para as crianças.

• Maminha: uma das partes do boi com maior concentração de gordura e, por isso, bem macia. Para servir a maminha, você deve cortá-la em fatias sempre contra as fibras da carne.

• Costela: a costela deve ser assada com o osso para baixo em direção à brasa. Não se esqueça de colocar sal nos dois lados. Em média, leva umas quatro horas para ficar pronta.

• Frango: o melhor é espetar em pedaços. Deixe na parte mais alta da churrasqueira para assar, devagar, e molhe com manteiga derretida com um pincel e um pouco de alecrim. Para dourar, no fim, baixe o espeto para o meio da churrasqueira.

• Cordeiro: a peça completa pode ser assada na parte mais alta da churrasqueira. Tempere com sal e sirva o limão à parte.

• Sal: Salgue apenas na hora de levar ao fogo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também