Marconi apresenta modelo de gestão por OS na Saúde
O ministro da saúde de Quebec, Gaétan Barretek, afirmou que a província tem interesse em conhecer melhor a experiência vivida por Goiás
Venceslau Pimentel
O governador Marconi Perillo (PSDB) e a comitiva que integra a missão comercial ao Canadá e Estados Unidos se reuniram ontem com o ministro da Saúde e Serviços Sociais de Quebec, Gaétan Barrette. Marconi apresentou ao ministro da província canadense o modelo de gestão por Organizações Sociais (OSs) adotado pelo Governo de Goiás em 2012. Barrette afirmou que a província tem interesse em conhecer esta e outras experiências protagonizadas por Goiás.
Marconi lembrou que Goiás e Quebec mantêm relações bilaterais há 17 anos, inclusive no setor da saúde. “Quando fomos criar o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebemos consultoria de profissionais de Quebec. E o Crer é uma de nossas melhores unidades de saúde, referência no Brasil”, afirmou. O governador, que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, e do ex-secretário Fernando Cupertino, ainda apresentou ao ministro o Conecta SUS.
Mais cedo, Marconi conheceu a Assembleia Nacional do Quebec, onde foi recebido pela vice-presidente Maryse Gaudreault e pelas conselheiras políticas Anne-Marie D'amours e Karine Gaudreault. Ele aproveitou para conhecer a biblioteca do espaço.
A vice-presidente afirmou estar honrada por receber o governador e comitiva; contou que esteve recentemente no Brasil, e gostou muito do país. A pedido dela, o governador assinou o livro de ouro da Assembleia, destinado a personalidades e autoridades.