O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Goiás

Marconi e primeiro-ministro do Quebec fazem acordo de intercâmbio cultural

Músicos e artistas plásticos goianos poderão se apresentar no Canadá. Goiás também receberá artistas canadenses

Postado em 22 de setembro de 2016 por Toni Nascimento
Marconi e primeiro-ministro do Quebec fazem acordo de intercâmbio cultural
Músicos e artistas plásticos goianos poderão se apresentar no Canadá. Goiás também receberá artistas canadenses


O governador Marconi Perillo e o primeiro-ministro do Quebec, Philippe Couillard, assinaram hoje documento que estabelece acordo de intercâmbio cultural entre Goiás, Quebec e outras províncias canadenses. A cooperação foi sugerida pelo primeiro-ministro e recebeu respaldo imediato do governador.

A intenção é propiciar que músicos e artistas plásticos goianos se apresentem no Canadá. O Estado, por sua vez, também poderá contar com a arte canadense.

“A ideia é que os nossos artistas venham para cá se apresentar no Canadá, e os daqui também possam prestigiar a cultura goiana se apresentando lá. É um acordo de cooperação, que exige contrapartida dos dois lados. A idéia é que a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Jovem, a companhia de dança; que artistas das mais variadas áreas possam vir aqui trazer a arte goiana. E que os artistas daqui também possam nos brindar com suas belas artes”, afirmou Marconi, em entrevista à imprensa local.

Ele informou que o primeiro-ministro também sugeriu que um fotógrafo goiano faça um livro com fotografias do Rio São Lourenço, o mais importante do Canadá; e que um fotógrafo canadense faça um trabalho de registro do Rio Araguaia.

A Cônsul-geral do Brasil em Quebec, Maria Elisa Teófilo de Luna, afirmou que o acordo é uma cooperação extremamente promissora, e elogiou a iniciativa de Marconi de fortalecer as relações com o Canadá.  “O primeiro-ministro ficou muito entusiasmado.

O governador lembrou que o primeiro-ministro já foi também ministro da Saúde em Quebec, e que mantém relações com Goiás desde 2002, quando auxiliou o governo na formatação do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

Hoje Marconi cumpre agenda em Montreal. Ele visita o hospital da Université de Montréal (CHUM), e participa de uma conferência aos alunos (mestrado e doutorado) da Escola Nacional de Administração Pública do Quebec.
 
 (Governo de Goiás)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também