Em seminário, embaixador diz que “Goiás está dando um salto de qualidade”
Representantes do Banco Mundial e do Conselho Empresarial Brasil-U.S elogiaram os dados apresentados por Marconi sobre o desenvolvimento de Goiás
Redação com assessoria
Os avanços conquistados pelo Estado de Goiás foram enaltecidos por representantes do Banco Mundial e do Conselho Empresarial Brasil-U.S, após o Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás, apresentado ontem pelo governador Marconi Perillo (PSDB) a empresários americanos. O encontro integra a programação da missão comercial que está sendo realizada pela delegação goiana ao Canadá e Estados Unidos.
“Eu vejo que não se trata apenas de ter investimentos para projetos mais tradicionais, como rodovias ou para o agronegócio. Na verdade, Goiás está avançando muito mais do que isso. E o tucano tem um papel muito importante nesse processo. Vejo que Goiás está dando um salto de qualidade”, afirmou o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral.
O diplomata que acompanha a trajetória política do governador Marconi Perillo e avaliou que fez uma “revolução” em Goiás. Segundo ele, essa é a terceira vez que o Sérgio Amaral recebeu o governador em missão oficial. “Dessa vez, no Banco Interamericano, Marconi foi em busca da consolidação de projetos para a área de tecnologia. Já no Banco Mundial, buscou a viabilização de projetos para Educação”, destacou.
O desenvolvimento goiano também foi aplaudido pelo diretor-Executivo pelo Brasil no Banco Mundial, Otaviano Canuto, que destacou diversas possibilidades de cooperação entre o Governo de Goiás e o Banco Mundial: “Há muitas coisas importantes sendo implementadas no Estado, que servem de referência a outros governos no Brasil e também em outras partes do mundo”.
Otaviano Canuto salientou que o governador foi “estratégico” e levou uma ampla agenda de colaboração sobre diversos aspectos, incluindo assistência técnica. “Até porque uma das vantagens é não precisar falar apenas em operações financeiras. A conversa foi bem mais ampla, pois as possibilidades de intercâmbio entre o Banco Mundial e o Estado de Goiás são muito amplas”, explicou.
Como exemplo, citou os méritos conquistados por Goiás na área de Educação. “Os indicadores são claríssimos de melhora de desempenho nos ensinos Fundamental e Médio, e isso não acontece por acaso, mas a partir de investimentos e de uma busca de mecanismos para aumentar a eficiência. Nesse sentido, Goiás é um bom exemplo”, afirmou. Ele informou ainda que o próximo passo será definir um programa de trabalho em conjunto, algo que deve acontecer nos próximos meses.
Os indicadores da área educacional também foram destacados pela diretora do Banco Mundial para a América Latina, Manuela Ferro, que considerou o seminário apresentado pelo governador como “uma reunião muito positiva”. “O senhor governador apresentou a visão e as ideias do Estado de Goiás, que é conhecido como um Estado que está conquistando progressos enormes na área de Educação”, disse.