Disputa acirrada em Aragoiânia
Apesar de liderar a disputa, atual prefeito vê adversários praticamente colados
A disputa eleitoral em Aragoiânia caminha para ser decidida voto a voto, segundo pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Criattiva. No levantamento estimulado, o atual prefeito Nauginel Prado (PSDB) lidera a preferência do eleitorado da cidade, com 20,9%. Logo atrás, na segunda posição e colado ao tucano, Jair Porfírio (PP) registra 20,1 e Luiz Antônio (PSB) foi apontado por 19,3%.
Danilo Rios (PR), com 16% e Andrade Júnior (SD), com 12,2%, fecham o pelotão dos dois dígitos. O petista Eudes Oliveira foi citado por 0,9% e Alessandro do Amim (PSDC) não foi lembrado por nenhum dos entrevistados. Indecisos somam 8,6% e 2% não sabem ou anularão o voto.
O mesmo acirramento é registrado na estimulada – quando o entrevistado cita um candidato sem o auxílio da cartela. Nauginel lidera com 21,4% dos votos, seguido de perto por Jair Porfírio e Luiz Antônio – 19,6% e 19%, respectivamente. Rios aparece com 15,% e Andrade Júnior, com 10,2%. Eudes foi citado por 0,9% e Alessandro do Amim não foi lembrado. Os indecisos são 10,9% e outros 2,6% não sabem ou não votarão em nenhum dos nomes.
Rejeição
O tucano, que administra a cidade desde 2013, lidera os índices de rejeição – Nauginel é citado negativamente por 34,9% dos eleitores ouvidos. Luiz Antônio vem atrás com 22,6% e Eudes com 12,3%. Danilo Rios é rejeitado por 9,4% e Andrade Júnior com 7,1%, enquanto Jair Porfírio é o candidato menos reprovado pelo eleitor de Aragoiânia, com 3,7%. Indecisos somam 7,4% e 2,6% não rejeitam nenhum dos nomes.
Um dos possíveis motivos da reprovação do postulante do PSDB deve-se à autorização, por parte da prefeitura, da instalação de um aterro sanitário particular próximo a uma das nascentes dos mananciais que servem Aragoiânia, Guapó e Abadia de Goiás. Para frear a iniciativa, populares locais criaram a Associação Amigos da Casa Comum de Aragoiânia, que protocolou uma investigação na Promotoria da cidade.
Dados
Foram ouvidos 350 eleitores, entre os dias 24 a 25 de setembro. A margem de erro é 3,34 pontos para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº GO-07800/2016.