Vanderlan ultrapassa Iris pela primeira vez em pesquisa
Pessebista lidera na estimulada, mas inverte posição com Rezende na espontânea
Mardem Costa Jr.
Um fato novo no esquentar do segundo turno da corrida eleitoral de Goiânia. De acordo com a segunda rodada da pesquisa Veritá/A Redação, Vanderlan Cardoso (PSB) aparece na liderança das intenções de voto pela primeira vez. O pessebista registra 50,1% contra 49,9% de Iris Rezende (PMDB) na estimulada. Já na espontânea, a situação se inverte – o peemedebista aparece no topo com 39,7% ante 37,6% de Cardoso. Os indecisos somam 17,5% e 5% votarão em branco ou anularão o voto.
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 12 de outubro e foram ouvidos 1.054 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 05733/2016.
Na primeira rodada da Veritá/A Redação, Iris anotava 51,9% e Vanderlan, 48,1% – diferença de quase quatro pontos. A pesquisa foi apurada entre os dias 3 a 5 de outubro, na ressaca do primeiro turno, que sagrou os postulantes do PMDB e PSB ao segundo turno, distanciados por menos de 60 mil votos.
A divulgação desta rodada realça o equilíbrio da disputa pelo Paço Municipal, que deverá ser voto a voto, e ganhará a batalha final quem conseguir errar menos durante os próximos 15 dias e, ao mesmo tempo, ampliar o raio de atuação entre os eleitores indecisos ou apáticos.
Enquanto Vanderlan deve apostar no case apolítico, vitorioso com João Dória (PSDB) em São Paulo e no apoio de lideranças como o candidato derrotado Francisco Júnior (PSD), Iris apostará na sua experiência e capacidade de mobilização junto à população, agregando parcerias com políticos líderes em segmentos diversos e bairros.
Repercussão
Ao tomar conhecimento da pesquisa, Vanderlan celebrou. “É motivo de festa, de alegria, e sabendo que nós estamos no caminho certo, apresentando propostas. Vamos continuar com esse clima propositivo, em contato direto com a população nas nossas caminhadas e reuniões”, ressaltou. Iris Rezende, por sua vez, não se pronunciou.
Foto: reprodução