O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Politica

Vereadora propõe transmitir sessão da CCJ pela televisão

Apesar da relevância da iniciativa, sinal da TV legislativa só pode ser assistido por assinantes de operadora de
TV a cabo

Postado em 7 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Vereadora propõe transmitir sessão da CCJ pela televisão
Apesar da relevância da iniciativa

MARDEM COSTA JR.

Recém-eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Sabrina Garcêz (PMB) apresentou requerimento à presidência da casa legislativa para que as sessões da comissão sejam transmitidas ao vivo pela TV Câmara. A pemebista evoca o princípio da transparência para a proposição. 

“Grande parte da população gostaria de acompanhar o dia-a-dia da Casa, mas não o faz por ter outras atividades, como o trabalho. Ao transmitirmos as sessões, chegaremos a diversos lares. É essa clareza que pretendo, demonstrando de maneira cabal o nosso trabalho”, pontua.

A assessoria de imprensa da Câmara informou ao O HOJE que as sessões das comissões temáticas são transmitidas tanto pela TV quanto pela internet, porém a mesma é suspensa quando as atividades no plenário são iniciadas por força do regimento interno.

O HOJE também apurou que o ex-presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), chegou a apresentar um edital para a contratação de uma empresa para operacionalizar a migração de tecnologia da estação de televisão da Câmara, ao custo de R$ 3 milhões. O tucano, no entanto, decidiu não prosseguir adiante com o certame. 

Viabilidade

Apesar de oportuna, a iniciativa esbarra em algumas questões de ordem técnica. O sinal da TV Câmara atualmente é restrito aos aproximadamente 80 mil assinantes da NET e o canal 8, disponibilizado pela operadora de TV por assinatura via cabo, é compartilhado com a Assembleia Legislativa de Goiás, cabendo à Câmara exibir conteúdos pela manhã e a Assembleia no período da tarde. A qualidade de áudio e vídeo do sinal é sofrível, e não raro sofre panes durante as próprias sessões. 

Há um projeto para que a emissora seja distribuída por sinal aberto pelo canal 61, pertence à Câmara dos Deputados, que disponibiliza três subfaixas para os demais canais legislativos – Assembleia (61.2), Senado Federal (61.3) e Câmara Municipal (61.4) – a chamada Rede Legislativa. 

De acordo com o Legislativo Municipal, não há previsão de quando a transmissão via TV digital será implementada em decorrência do alto custo envolvido entre a substituição de equipamentos de captação e geração de conteúdos e a contratação de pessoal.

O concurso que a Casa está organizando para o provimento de cargos contempla apenas três vagas para  o setor de Comunicação do órgão legislativo.

Caberá ao presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo (PMDB),  tomar a decisão de como será feita esta modernização. Procurado pela reportagem, Azeredo não foi localizado até o fechamento da edição. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também