Região Noroeste recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti
Estudo aponta que índice de infestação do vetor coloca Goiânia em situação de alerta
Para enfrentar o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na quinta-feira (12) o “Mutirão de Combate ao Aedes”, no Jardim Curitiba I. As ações seguem até na sexta-feira (13) pelos bairros da Região Noroeste da Capital. As atividades terão início às 9 horas, na Praça da UPA Noroeste (Curitiba), com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, e do superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo. A meta é que 27.485 imóveis sejam visitados nos setores Jardim Curitiba I ao IV, Parque Tremendão, Bairro da Vitória, São Carlos e Estrela Dalva.
Durante o mutirão, 400 agentes de combate a endemias e comunitários de saúde visitarão os imóveis para conversar com a população, identificar criadouros, eliminar os focos e retirar o lixo das casas. Carros de som estão circulando pelas ruas e alertando sobre a importância do papel dos moradores na luta contra o mosquito. Além disso, o ecoponto itinerante para descarte de pneus inutilizados estará no local e 22 veículos farão busca ativa desses materiais na região.
Levantamento
De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o atual IPP em Goiânia é de 1,39%. O valor aponta um cenário de médio risco e exige estado de alerta em relação à infestação por Aedes aegypti. Os números superiores a 3,9% indicam alto risco de epidemia das doenças causada pelo mosquito, como a dengue. O estudo foi realizado no período de 02 a 06 de janeiro de 2017.