Vecci assume PSDB com olhos voltados para 2018
Deputado terá como principal missão fortalecer a legenda e manter o governo nas mãos do partido
MARDEM COSTA JR.
O deputado federal Giuseppe Vecci assumiu a presidência do diretório regional do PSDB em Goiás nesta terça-feira (17). O parlamentar substituiu o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, com a missão de fortalecimento da legenda rumo às eleições de 2018, quando os tucanos tentarão manter-se no governo estadual, 20 anos após a histórica eleição de 1998, tendo o vice-governador José Eliton como candidato.
Eliton, presente ao evento, elogiou o novo líder do partido e reforçou o desafio que o deputado terá para “fazer com que o partido se projete ainda mais e seja referência pela força política e pela compreensão das transformações sociais pelas quais passam o Brasil e o estado de Goiás”.
Vitti ocupava o posto após a renúncia do ex-deputado Afrêni Gonçalves em agosto. Ao comentar a nova empreitada, Vecci pontuou os desafios que enfrentará no comando do tucanato e ressaltou sua trajetória no partido, tendo sido membro fundador do PSDB em Goiás. O deputado está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados, para o qual foi eleito com mais de 120 mil votos, e é vice-presidente nacional da legenda.
“Terei pela frente uma grande tarefa de levar a mensagem do PSDB aos quatro cantos de Goiás, de oxigenar o partido, de defender uma proposta programática a todos os municípios e filiados, de trabalhar para que possamos mostrar a nossa cara, os nossos valores e ações aos goianos. É mais uma jornada que inicio na minha vida pública e que espero corresponder com muito trabalho, responsabilidade e altivez às expectativas da família tucana”.
Vecci, ao assumir a presidência estadual do PSDB, pode ganhar a densidade política que lhe faltou quando tentou ser candidato da legenda à Prefeitura de Goiânia. Apesar do perfil técnico, o tucano enfrentou dificuldades políticas para viabilizar sua postulação, e desistiu da pré-candidatura no início de agosto, após perceber que não teria o apoio necessário para a disputa. O PSDB, então, resolveu apoiar Vanderlan Cardoso (PSB)
.
Trajetória
Filho de Itauçu, Giuseppe Vecci nasceu em 1957 e Vecci mudou-se para Goiânia em 1972 para cursar o ensino médio e três anos depois ingressou no curso de Economia da então Universidade Católica de Goiás (UCG, atual PUC-GO). Para se sustentar, trabalhou como rádio operador e operador de fotocopiadora na extinta Metais de Goiás (Metago), onde também foi coordenador econômica e chefe da seção de análise de custo.
Presidente do Conselho Regional de Economia de Goiás (18ª Região) por duas vezes e começou a carreira política em 1990, como secretário de Planejamento no governo de Henrique Santillo (1937-2002). O tucano também ocupou o mesmo cargo no primeiro e terceiro mandato do governador Marconi Perillo (PSDB) e a Secretaria de Fazenda no segundo mandato de Perillo, de quem é aliado desde os tempos de Santillo.
Vecci foi diretor da Secretaria Nacional da Assistência Social, no primeiro governo do Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), quando foi implementada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).