Arquiteto português é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira
Território e sua topografia são suporte das obras
de João Luís Carrillo da Graça expostas em São Paulo
Ludmilla Souza
Repórter da Agência Brasil
O Museu da Casa Brasileira recebe a exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade: João Luís Carrilho da Graça. A mostra é uma oportunidade única de conhecer a obra do arquiteto, com projetos construídos e não construídos na capital portuguesa, desde alguns mais conhecidos, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993), quanto outros menos publicados, como o plano estratégico do programa Valis (Valorização de Lisboa) e seus projetos que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98.
Carrilho da Graça tem a peculiaridade de priorizar o território e sua topografia como suporte de suas obras e é este olhar o principal foco da exposição Carrilho da Graça: Lisboa. A abertura é na quarta-feira (1º de fevereiro), às 19h30, com presença e palestra do arquiteto sobre seus projetos e seu modo de trabalho. A entrada é gratuita.
As obras selecionadas mostram como o arquiteto pensa seus projetos a partir de sua “teoria do território”, que relaciona a influência da topografia com os percursos humanos e suas construções.
A exposição já passou por Lisboa, em Portugal e por Bogotá, na Colômbia, entre 2015 e 2016. A curadoria é da arquiteta e colaboradora do escritório Carrilho da Graça, Susana Rato, e da professora e pesquisadora na Universidade de Évora, Marta Sequeira.
O português trabalha em escritório próprio desde que se formou, em 1977, na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Ao conjunto da sua obra, foram atribuídos diversos prêmios, como o prêmio Aica (Associação Internacional dos Críticos de Arte) em 1992; a Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999; o prêmio da Bienal Internacional da Luz – luzboa em 2004 e o título de Chevalier desarts et deslettres pela república francesa em 2010.
Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do País especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração e promove debate sobre temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no País, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no País.
SERVIÇO
‘Carrilho da Graça: Lisboa’
Abertura: Amanhã (1º de fevereiro), quarta-feira às 19h30 (entrada gratuita)
Visitação: De terça a domingo, das 10h às 18h, até dia 19 de março
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo (SP)
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) / Entrada gratuita em fins de semana e feriados