O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
MOSTRA

Arquiteto português é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira

Território e sua topografia são suporte das obras
de João Luís Carrillo da Graça expostas em São Paulo

Postado em 31 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa

Ludmilla Souza

Repórter da Agência Brasil

O Museu da Casa Brasileira recebe a exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade: João Luís Carrilho da Graça. A mostra é uma oportunidade única de conhecer a obra do arquiteto, com projetos construídos e não construídos na capital portuguesa, desde alguns mais conhecidos, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993), quanto outros menos publicados, como o plano estratégico do programa Valis (Valorização de Lisboa) e seus projetos que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98.

Carrilho da Graça tem a peculiaridade de priorizar o território e sua topografia como suporte de suas obras e é este olhar o principal foco da exposição Carrilho da Graça: Lisboa. A abertura é na quarta-feira (1º de fevereiro), às 19h30, com presença e palestra do arquiteto sobre seus projetos e seu modo de trabalho. A entrada é gratuita.

As obras selecionadas mostram como o arquiteto pensa seus projetos a partir de sua “teoria do território”, que relaciona a influência da topografia com os percursos humanos e suas construções.

A exposição já passou por Lisboa, em Portugal e por Bogotá, na Colômbia, entre 2015 e 2016. A curadoria é da arquiteta e colaboradora do escritório Carrilho da Graça, Susana Rato, e da professora e pesquisadora na Universidade de Évora, Marta Sequeira.

O português trabalha em escritório próprio desde que se formou, em 1977, na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Ao conjunto da sua obra, foram atribuídos diversos prêmios, como o prêmio Aica (Associação Internacional dos Críticos de Arte) em 1992; a Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999; o prêmio da Bienal Internacional da Luz – luzboa em 2004 e o título de Chevalier desarts et deslettres pela república francesa em 2010.

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do País especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração e promove debate sobre temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no País, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no País.

SERVIÇO

‘Carrilho da Graça: Lisboa’

Abertura: Amanhã (1º de fevereiro), quarta-feira às 19h30 (entrada gratuita)

Visitação: De terça a domingo, das 10h às 18h, até dia 19 de março

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo (SP)

Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) / Entrada gratuita  em fins de semana e feriados

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também