O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Política

Iris quer protagonismo da região Centro-Oeste

Peemedebista participou de encontro promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Postado em 8 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa
Iris quer protagonismo da região Centro-Oeste
Peemedebista participou de encontro promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Venceslau Pimentel

Acidade de Aparecida de Goiânia é a quarta cidade a sediar um dos encontros municipais promovidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O evento intitulado “Diálogo para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia”, foi realizado ontem na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag). 

Prefeitos e secretários de desenvolvimento dos 20 municípios da região metropolitana participam do encontro, que é realizado pelo Governo Federal – a Sudeco é vinculada ao Ministério da Integração Nacional –, em parceria com a Prefeitura de Aparecida e Sebrae-GO.  O objetivo é apresentar os serviços oferecidos pela Sudeco, além de levantar as demandas da população e da classe empresarial do Centro-Oeste.

Ao participar, ontem, da abertura do encontro, o prefeito  de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), defendeu o protagonismo da Região Centro-Oeste. Iris também frisou que as lideranças políticas precisam discutir diretrizes para captar recursos para o desenvolvimento de Goiânia e das cidades vizinhas. Sobre os sobressaltos na economia, Iris disse que nunca havia presenciado uma crise tão complexa como esta. “No entanto, não tenho dúvidas de que os segmentos industriais e agropecuários é que estão sustentando e vão sustentar a economia do País e, neste contexto, a nossa região tem um papel muito importante. Por isso, encontros como este são fundamentais para vencermos os obstáculos e discutirmos questões que possam acelerar o processo de desenvolvimento da nossa região”.

Iris participou do evento ao lado dos prefeitos de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB); de Trindade, Jânio Darrot (PSDB); de Nerópolis, Gil Tavares (PRB); do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), de empresários e representantes da sociedade civil organizada. Ele parabenizou a iniciativa da Sudeco em discutir as políticas públicas de indução ao crescimento econômico, produtos, serviços e linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). 

Gustavo diz que Aparecida não é mais coadjuvante no Estado 

O grande destaque que Aparecida vêm tendo no cenário nacional motivou a cidade para sediar o evento, na visão de Gustavo Mendanha (PMDB), . “Aparecida hoje não é mais coadjuvante no Estado. Somos precursores do desenvolvimento e canal de desenvolvimento aqui em Goiás. Justamente por isso a Sudeco veio para Aparecida, pelas nossas potencialidades”, destacou o prefeito.

Ao longo de todo o evento, os participantes estão recebendo orientações importantes para a captação de recursos, por meio de palestras sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), que serão ministradas por técnicos da Sudeco, representantes do Sebrae e Banco do Brasil. A Prefeitura de Aparecida também apresentou seus projetos de sucesso e o contexto de criação de uma estrutura técnica para realizar a captação de recursos. Essa apresentação foi feita pelo ex-prefeito Maguito Vilela (PMDB).

“Falamos da captação de recursos, projetos e como nos apresentarmos em Brasília. É fundamental que todos os prefeitos possam apresentar os projetos prioritários de suas cidades, mas é preciso estar preparado para isso. Então mostramos o sucesso que Aparecida teve, apresentando bons projetos, no momento adequado, e acompanhando a tramitação deles até a fase de captação de recursos. As entidades que defendem os municípios, que são a FNP, a Associação Brasileira de Municípios e a Confederação Nacional de Municípios, também podem dar um suporte importante, além da Sudeco, que surgiu justamente para ajudar os municípios do Centro-Oeste e hoje tem recursos que os municípios podem pleitear”, explicou Maguito Vilela.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia, Ozair José, reiterou o papel de Aparecida para os demais municípios. “Aparecida é uma grande referência para Goiás e para o Brasil”, asseverou.. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também