Incêndio de grandes proporções atinge unidade da PUC
Um incêndio de grandes proporções por conta de curto circuito em um aparelho de ar condicionado danificou o prédio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), na Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (13). E de acordo com o Corpo de Bombeiros o fogo […]
Um incêndio de grandes proporções por conta de curto circuito em um aparelho de ar condicionado danificou o prédio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), na Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (13). E de acordo com o Corpo de Bombeiros o fogo teria começado por volta das 11h.
Com a corporação acionada, foram deslocadas cinco viaturas para o instituto. O fogo já estava controlado até antes do meio dia, mas os danos causados ao acervo arqueológico e antropológico do instituto podem ter sido enormes. Quando o fogo começou havia professores e pesquisadores dentro do prédio, que saíram as pressas, conforme relatou a assessora de imprensa da Associação dos Professores da Universidade Católica (Apuc), Carolina Skorupski.
Carolina trabalha em frente ao IGPA e, juntamente com outras pessoas que passavam por ali, acompanhou os momentos de tensão desde o início do incêndio. “Não tem ninguém ferido, todo mundo conseguiu sair, mas o acervo do IGPA é referencial, único, isso que é complicado”, ainda acrescentou assessora.
A assessora, professores e pesquisadores temem pelos danos, a situação é preocupante especialmente porque grande parte dos materiais utilizados no laboratório local é inflamável.
O IGPA foi criado em 1970 e desenvolve pesquisas nas áreas de Arqueologia e Antropolgia. Integram seu acervo materiais arqueológicos acumulados ao longo de décadas de pesquisa, além de registros audiovisuais nos campos de Antropologia, do Meio Ambiente e da Educação. (Bruna Policena)