PRF registra mais de 3 mil autuações de trânsito no carnaval
Os dados indicam que, até domingo (26), foram registrados 37 acidentes, que deixaram 35 feridos e cinco mortos
Elisama Ximenes
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 37 acidentes entre a sexta (24) e o domingo (26) de carnaval. De acordo com dados fornecidos pela PRF, 35 pessoas ficaram feridas e outras cinco morreram. Além disso, a polícia também registrou um total de 3.140 de autuações, sendo que 58 motoristas foram pegos com álcool no sangue. Houve, também, 188 autuações pelo não uso de cinto de segurança, 15 carros que transportavam crianças sem a cadeirinha, e 395 autuações por ultrapassagem. Os números desses três dias de carnaval quase equivalem aos seis dias da Operação Carnaval do ano passado. O balanço final de todo o feriadão será divulgado hoje.
Também foram registradas 3.366 imagens de radar, 5.345 pessoas e 5.183 veículos foram fiscalizados e, ainda, 164 veículos foram apreendidos. Em 2016, a PRF registrou 4.002 flagrantes por imagens de radar durante os seis dias. Com o número atual, é possível que ao fim da operação, o número deste ano seja maior que o do ano anterior. Ainda no ano passado, houve um total de 84 autuações por constatação de álcool no sangue. Em metade do período de carnaval, então, o número de motoristas alcoolizados já é de 70% em relação ao total do ano passado. Os dados são referentes às estradas federais que passam pelo território do estado de Goiás.
Como medidas para melhorar a segurança nas estradas durante o feriado, a PRF restringiu o tráfego de veículos de carga nas rodovias de pista simples. Desde ontem (28), portanto, caminhões bitrens, cegonhas e veículos com dimensão excedente obedecem ao período de restrição que, hoje, vai das 6h da manhã às 12h. De acordo com informações da polícia, nos dois primeiros dias do feriado, a Operação Carnaval em Goiás flagrou mais de duas centenas de veículos descumprindo os horários de restrição. Os infratores são punidos com a retenção do veículo e o pagamento de uma multa média de R$ 135 e quatro pontos na carteira.
Acidentes
Na manhã de domingo, um rapaz de 22 anos foi preso por ter protagonizado um acidente de trânsito em Teresópolis – BR 060. Sem habilitação e embriagado, ele dirigia um Uno, quando o motorista de uma caminhonete freou repentinamente ao ver a fiscalização de radar da PRF no local e ele, então, colidiu com a traseira do primeiro. Além de estar inabilitado, o teste do etilômetro constatou um teor alcoólico de 0.47 mg/l. O veículo, que também estava com documentação vencida, foi apreendido e o motorista preso e levado à à Central de Flagrantes em Anápolis.
Entre os 35 feridos dos três dias, registrados pela PRF, cinco foram em um acidente com três veículos, no sábado (25), na BR 050, no município de Catalão. Entre os envolvidos, estavam dois veículos de passeio e uma cegonha. O motorista da cegonha informou, em depoimento, que o motorista da VW Parati seguia no sentido Araguari/MG – Catalão/GO, quando invadiu a pista contrária. Para não bater com a cegonha, o motorista do autocarga desviou para o acostamento, mas, ainda assim, o VW bateu na roda traseira da carreta e, em seguida, colidiu com o GM Onix. Com o impacto, o condutor da Parati, 31 anos, a passageira, 46, e três mulheres de 26, 36 e 45 anos, passageiras do Onix, machucaram-se gravemente. Os feridos foram levados para a Santa Casa de Misericórdia em Catalão.