O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Trânsito

Goiás Sinalizado implanta 600 placas em mais seis municípios

Os trabalhos do programa são realizados durante todo o ano e priorizam municípios que ainda não integram o sistema nacional de trânsito

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 16 de março de 2017
Goiás Sinalizado implanta 600 placas em mais seis municípios
Os trabalhos do programa são realizados durante todo o ano e priorizam municípios que ainda não integram o sistema nacional de trânsito

O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Sinalizado do Departamento de Trânsito de Goiás, conclui os trabalhos de sinalização horizontal e vertical em mais seis municípios nesta segunda quinzena de março. Itapirapuã, Luziânia, Ipameri, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena são atendidas com a implantação de 600 placas de regulamentação e de advertência. Os trabalhos do programa são realizados durante todo o ano e priorizam municípios que ainda não integram o sistema nacional de trânsito.

Os seis municípios já receberam a sinalização horizontal, executada sobre o pavimento para controle, advertência, orientação e informação do usuário, como faixas de pedestre e retenção. A implantação das placas marca a conclusão dos trabalhos do Goiás Sinalizado nessas cidades. No ano passado, o programa beneficiou 72 municípios. Segundo o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, a meta é intensificar os trabalhos até o próximo ano.

“Apesar do Código de Trânsito Brasileiro colocar a sinalização como competência dos municípios, o governador Marconi Perillo, sensível à crise enfrentada pelas prefeituras, vem auxiliando os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de sinalização de trânsito, por meio do Goiás Sinalizado”, destaca Manoel Xavier.

O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborado por engenheiros. O foco central é a redução dos pontos de conflitos; adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.

Segundo o gerente de Engenharia de Tráfego, Renato Mundim, a proposta do trabalho é orientar condutores, ciclistas e pedestres, proporcionando maior segurança viária. “O objetivo principal é reduzir os acidentes”, ressalta.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu cerca de 200 municípios. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja em boas condições.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também