O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 8 de fevereiro de 2025
Onda de arrastão

Proposta quer um guarda em cada escola

Um projeto de lei que garante a disponibilização de ao menos um guarda municipal nas escolas da rede municipal de Goiânia foi apresentado pela vereadora Tatiana Lemos (PcdoB). O objetivo é trazer mais proteção para a população, principalmente após três escolas públicas serem invadidas nos últimos 15 dias. Segundo a parlamentar, sendo um serviço público, […]

Postado em 5 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Proposta quer um guarda em cada escola

Um projeto de lei que garante a disponibilização de ao menos um guarda municipal nas escolas da rede municipal de Goiânia foi apresentado pela vereadora Tatiana Lemos (PcdoB). O objetivo é trazer mais proteção para a população, principalmente após três escolas públicas serem invadidas nos últimos 15 dias.

Segundo a parlamentar, sendo um serviço público, conforme artigo 144 da Constituição Federal, cabe a obrigatoriedade constitucional de fornecer proteção e segurança mínima pela Guarda Civil Municipal para que este serviço aconteça, protegendo tanto os profissionais que exercem essa atividade como a sociedade que dela usufrui.

A vereadora ressaltou que é inadmissível que os estudantes sejam assaltados dentro de escolas, um local que deveria ser exemplo de segurança, pois o problema não são os bens perdidos, mas o efeito psicológico negativo que essas crianças, adolescentes e educadores sofrem em consequência dessa violência. “Espero que esse projeto possa, ao menos, minimizar o sentimento de insegurança que todos estão sentindo hoje nas escolas de Goiânia”, disse a parlamentar.

Somente nos últimos 15 dias, três escolas foram invadidas e os professores e alunos assaltados em Aparecida de Goiânia e Abadia de Goiás. Em Aparecida, os assaltos aconteceram em duas escolas estaduais, uma localizada no Setor Nova Cidade e a outra na Avenida Rio Verde. Em Abadia, o assalto aconteceu no Colégio Estadual Manoel Libanio da Silva e foi registrado pelas câmeras de segurança da unidade. Em todos os casos, os criminosos levaram dinheiro, celulares, notebook e os pertences dos professores e alunos.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia para posterior votação em plenário. (Caio Marx) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também