Cinema francês
Chega a Goiânia mais uma edição do Festival Varilux de Cinema. Programação conta com 19 filmes inéditos
Ludmilla Lobo
Começa nesta quarta-feira (7) o Festival Varilux de Cinema Francês, que será realizado no Cinema Lumière, do Shopping Boungainville. Além de Goiânia, outras 54 cidades brasileiras recebem sessões com as produções audiovisuais. A programação conta com 19 filmes inéditos nos cinemas brasileiros. A lista também inclui um documentário e um clássico do cinema francês. O festival terá duas semanas de exibição, se estendendo até o próximo dia 21 de junho. A edição deste ano também conta com o primeiro Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ).
Os maiores nomes do cinema francês estarão presentes na seleção de filmes do festival. O público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Cécile de France. Outro destaque é atuação inesquecível de Emmanuelle Riva – que faleceu no início do ano – em Perdidos em Paris. Algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, irão receber a delegação formada por diretores e atores das várias produções que participarão de debates com o público. Essas cidades também terão mesas-redondas com reflexões sobre questões ambientais, além de sessões democráticas com preços mais acessíveis, que é resultado da parceria do festival com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica.
O documentário Amanhã, que será exibido em Goiânia na quinta-feira (8), no sábado (10) e na sexta (16), é um dos filmes apresentados que abordam temas sobre o meio ambiente. A produção já foi vista por mais de um milhão de pessoas e foi premiada com o César de Melhor Documentário no ano passado. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Os editores Cyril Dion e Mélanie Laurent conheceram iniciativas positivas e concretas que podem servir de modelo para o futuro.
Seguindo a tradição de exibir um clássico do cinema francês, o Festival Varilux traz ao Cinema Lumiére a reconhecida comédia-musical Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort), de Jacques Demy e Agnès Varda, que completa 50 anos em 2017. O longa, com Catherine Deneuve, foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1969. O título estará em exibição na Capital durante os dois domingos do festival.
Outros destaques desta edição do Festival Varilux são os filmes: Um Instante de Amor, de Nicole Garcia, com atuação elogiada de Marion Cotillard, ganhadora do Oscar de 2008 por Piaf – Um Hino Ao Amor; Rock’n Roll – Por Trás Da Fama, comédia auto-satírica de Guillaume Canet, e Frantz, o mais recente filme de François Ozon, que é uma adaptação do filme de Ernest Lubitsch, de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”).
A grande novidade do festival deste ano, mas que ainda não fará parte da programação de Goiânia, é o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros. O curso é destinado a pessoas que já atuam na área de criação de roteiros e buscam se aperfeiçoar profissão. O Laboratório visa a explorar as metodologias e os fundamentos da construção dramática para que cada autor possa aplicá-los no desenvolvimento de seu projeto de roteiro de ficção, ajudando-o a encontrar sua própria particularidade e a finalizar a escrita de seu projeto. O laboratório conta com especialistas franceses do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (Ceea) sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual – Fipa (Biarritz, França).
SERVIÇO:
Festival Varilux de Cinema Francês 2017
Quando: de 7 a 21 de junho de 2017
Onde: Cinema Lumiere – Shopping Bougainville
Informações:
www.variluxcinefrances.com
Programação completa:
www.variluxcinefrances.com/2017/cidade/goiania-go/