CMTC amplia número de linhas na grande Goiânia
Usuários dizem que mudanças ainda não refletiram em melhorias na planilha dos horários dos ônibus
Wilton Morais
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) redefiniu as planilhas do transporte público da capital e aumentou em 153 linhas da cidade o quantitativo de viagens. Diariamente serão realizadas cerca de 490 novas viagens a mais.
A mudança, conforme a Prefeitura, passou a ter validade após o feriado de Corpus Christi, que foi celebrado na última quinta-feira (15). Segundo informou a Companhia, a mudança só foi realizada após estudo técnico da CMTC. De acordo com a determinação, a alteração de impacto nas vias públicas deve permitir que as empresas realize quase 500 novas viagens por dia.
A Companhia será a responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha. A CMTC também deverá fiscalizar as empresas e conferir se o aumento realmente está sendo cumprido integralmente.
Mudanças
Em visita ao Terminal Bandeiras, a reportagem do O Hoje conversou com usuários sobre a mudança. “Não sei afirmar se realmente melhorou. Andei por vários ônibus, aparentemente houve melhora. Os colegas comentam isso, mas às vezes não há”, afirma o aposentado, Armando Siqueira.
Já o atendente de telemarketing Gabriel Alves disse que “está a mesma coisa”. Gabriel esperava pela saída do ônibus 026, do Terminal Bandeiras/Flamboyant e T-10. A linha, conforme a Prefeitura, teve aumento de 14 viagens. “Estou esperando há 10 minutos. Geralmente, o transporte sai de 20 a 30 minutos”, contou Gabriel.
Já a usuária Bárbara Rodrigues, não reconheceu a mudança na linha. “Está pior. Estava ruim, agora piorou!”, afirmou indignada. De acordo com a usuária, a linha 026 sai do terminal por volta das 16h10, mas na sexta-feira (16), a linha saiu do terminal às 16h28. “O horário das 16h22 também não passou”, relatou Barbara.
Na linha 004 – Terminal Garavelo destino Centro – Eixo T-9, linha que teria recebido 17 novas viagens a mais todos os dias, o aposentado Antônio de Oliveira conta que gosta da linha. “Ela não demora muito”. Mas reclama, “sai muito cheio”. Imer Pereira, também aposentada confirma. “Esperamos por mais de 40 minutos”.
Em conversa informal com um dos fiscais da CMTC, presente no terminal. A reportagem foi informada que, apesar do anúncio, o Terminal Bandeiras não recebeu novas planilhas com o aumento das viagens.