Atrações culturais marcam o mês de aniversário do Teatro Goiânia
Entre hoje e o dia 08, o Teatro dispõe de uma ampla programação, com apresentações de grupos musicais e espetáculos
O Teatro Goiânia, mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade, comemora seu aniversário de 75 anos nesta quarta-feira (5). A data também marca o Batismo Cultural de Goiânia.
Para celebrar, estão programadas, entre hoje e dia 08, uma programação variada, com apresentações dos grupos musicais Trompetes do Cerrado e Impact(o) Grupo de Percussão, além dos espetáculos teatrais A Flauta Mágica e Segredos e Sombras.
A iniciativa é gratuita e é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Programação
Nesta quarta, a música abre as atividades festivas no teatro com o grupo Trompetes do Cerrado. Ao som do trompete, instrumento popular e de timbre potente, o grupo leva ao público o melhor da música brasileira. No programa estão composições dos mestres Dominguinhos e Nando Cordel, Gilson Santos, Pixinguinha (Arranjos Zé do Choro), Rogério Borges e Bonfiglio de Oliveira (Arranjos Gilson Santos).
O Trompetes do Cerrado é formado por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG), por professores de música das redes estadual e municipal, em Goiânia e na região metropolitana e por alunos e ex-alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em trompete da UFG.
Na quinta-feira(6) o batuque vai rolar com o Impact(o) Grupo de Percussão da UFG. No repertorio, obras contemporâneas, eruditas e popular. Foi criado no início de 2011, por Fabio Oliveira, como espaço de pesquisa e desenvolvimento técnico e artístico para os alunos do curso de Licenciatura em Música (percussão) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com a chegada de novos percussionistas à capital, a partir de 2014 o Impact(o) passa a ser um grupo profissional.
Na sexta-feira (7), entra em cena o espetáculo A Flauta Mágica – Cortina Lírica, baseado na popular composição em dois atos do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A dramaturgia foi adaptada para o português (textos falados) e os números musicais cantados em alemão (árias, duetos, conjuntos).
A montagem é projeto da disciplina Declamação Lírica, do curso de Música da UFG, com a adaptação, direção e supervisão de Marília Álvares, responsável pelo Departamento de Canto da EMAC-UFG. O espetáculo em versão para solistas traz elenco completo, coro, piano e narrador.
Já no sábado (8), é a vez do espetáculo Segredos e Sombras, uma adaptação do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis, com a Cia. Lumiato. A produção goiana é uma das contempladas pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismo gerido pela Seduce.
Com direção de Guilherme Oliveira, a montagem utiliza-se das linguagens do teatro, do audiovisual e do teatro de sombras. A história gira em torno da relação entre o casal Fortunato e Maria Luísa e o amigo Garcia, envolvendo o trabalho de ambos como médicos junto à clínica de saúde na qual são sócios. Ao longo da trama, os segredos dos três personagens vão sendo revelados, alguns difíceis de encarar fora das sombras que os ocultam.
Foto: Amanda de Oliveira