Inundações no Sudão: mais de 130 morreram enquanto o país enfrenta guerra civil
Desde junho mais de 100 mil pessoas estão desabrigadas em razão das inundações
O número de mortos por enchentes no Sudão chegou a 132 na terça-feira (27), de acordo com a agência de notícias estatal SUNA. O país já está atormentado pela guerra civil, e inundações repentinas tem acontecido graças as fortes chuvas e o rompimento de uma barragem, que afetou mais.
A destruição da barragem destruiu mais de 12 mil casas em 10 províncias do país. Segundo o Gabinete das Nações UNidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitáreios (OCHA), o número de mortos pode aumentar, ainda tem muitas pessoas desaparecidas e deslocados pelas inundações. Algumas pessoas precisaram fugir para as montanhas por segurança.
Os danos à barragem podem afetar o abastecimento de água, já que era uma das que fornecia água doce para Porto Sudão. A crise climática também é um problema pois o Sudão enfrenta muitas chuvas e inundações mortais, assim como secas devastadoras.
Mais de 10 milhões de pessoas estão deslocadas devido a guerra civil, mais da metade da população do país enfrenta fome aguda. Além disso, desde junho mais de 100 mil pessoas estão desabrigadas em razão das inundações.