O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 17 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
mundo

Inundações no Sudão: mais de 130 morreram enquanto o país enfrenta guerra civil

Desde junho mais de 100 mil pessoas estão desabrigadas em razão das inundações

Postado em 28 de agosto de 2024 por Yasmin Farias
Foto: Reuters.

O número de mortos por enchentes no Sudão chegou a 132 na terça-feira (27), de acordo com a agência de notícias estatal SUNA. O país já está atormentado pela guerra civil, e inundações repentinas tem acontecido graças as fortes chuvas e o rompimento de uma barragem, que afetou mais.

A destruição da barragem destruiu mais de 12 mil casas em 10 províncias do país. Segundo o Gabinete das Nações UNidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitáreios (OCHA), o número de mortos pode aumentar, ainda tem muitas pessoas desaparecidas e deslocados pelas inundações. Algumas pessoas precisaram fugir para as montanhas por segurança.

Os danos à barragem podem afetar o abastecimento de água, já que era uma das que fornecia água doce para Porto Sudão. A crise climática também é um problema pois o Sudão enfrenta muitas chuvas e inundações mortais, assim como secas devastadoras.

Mais de 10 milhões de pessoas estão deslocadas devido a guerra civil, mais da metade da população do país enfrenta fome aguda. Além disso, desde junho mais de 100 mil pessoas estão desabrigadas em razão das inundações.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também