Mercosul debaterá neste sábado suspensão da Venezuela
A Venezuela está suspensa do Mercosul desde dezembro por descumprir obrigações comerciais com as quais se comprometeu quando se incorporou, em 2012
Os chanceleres do Mercosul se reunirão no próximo sábado (2/8) para decidir sobre a suspensão polÃtica da Venezuela do bloco “pela ruptura da ordem democrática” no paÃs, anunciou nesta quarta-feira o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.
“A convocação foi feita pela presidência pro tempore do bloco, nas mãos do Brasil”, disse Loizaga a jornalistas em Assunção, esclarecendo que “não está definido” se a reunião acontece em São Paulo ou em BrasÃlia.
Ao ser consultado sobre se o paÃs será suspenso ou expulso, contestou que é uma suspensão “de ordem polÃtica”. “Administrativamente, (a Venezuela) está suspensa quanto aos seus direitos”, acrescentou.
A Venezuela está suspensa do Mercosul desde dezembro por descumprir obrigações comerciais com as quais se comprometeu quando se incorporou, em 2012. Em abril, o bloco ratificou a medida e iniciou um processo de consultas com Caracas ao considerar que a ordem democrática foi rompida.
Loizaga argumenta que se trata de “uma aplicação polÃtica muito forte”, considerando que “o Mercosul nasce em 1990 depois que os paÃses da região recuperaram a democracia”, que, segundo ele, faz parte “do DNA” do bloco comercial.
Segundo Loizaga, a duração de uma eventual suspensão polÃtica dependerá do tempo que a Venezuela demonstrará “que foi restituÃda a ordem democrática e o estado de direito”.