Dois terremotos atingem a China em 24 horas
Segundo informações, a quantidade de feridos já ultrapassa a marca de 250
Pelo menos 33 pessoas ficaram feridas e mais de mil casas foram danificadas devido a um terremoto de 6,6 graus na escala Richter que atingiu na manhã desta quarta-feira (9) a região chinesa de Xinjiang. Trata-se do segundo grande tremor no paÃs nas últimas 24 horas.
Dois feridos estão em estado grave e 142 das casas afetadas desabaram, informaram as autoridades regionais.
O tremor ocorreu às 7h27 local (20h27, de terça-feira no Brasil) na comarca de Jinghe, e mais tarde foram registradas 121 réplicas, segundo os centros de monitorização sismológica da China.
As autoridades de Xinjiang cancelaram ou interromperam mais de 60 serviços ferroviários e destinaram equipes de bombeiros, saúde e outros departamentos à área afetada, para onde também foi enviada ajuda humanitária como tendas, cobertores, abrigos e outros móveis e utensÃlios. O tremor teve o epicentro localizado a 11 quilômetros de profundidade.
O primeiro tremor de terra
O número de mortos pelo terremoto registrado na noite dessa terça-feira (8) na provÃncia de Sichuan, no centro da China, um dos mais fortes sentidos no paÃs nos últimos anos, subiu hoje para 19, e o número de feridos está em 247, segundo os últimos dados divulgados pelos meios de comunicação oficiais.
O terremoto, de magnitude 7 na escala Richter, foi sentido à s 21h19 locais da terça-feira (10h19 de BrasÃlia) e afetou principalmente a localidade turÃstica de Jiuzhaigou.
O tremor teve o epicentro localizado a uma profundidade de 20 quilômetros, segundo o Centro de Redes Sismológicas da China, e sacudiu a provÃncia Sichuan, que em 2008 sofreu um dos piores terremotos das últimas décadas, com mais de 90 mil vÃtimas entre mortos e desaparecidos.
Jiuzhaigou é um vale famoso por suas cataratas e seu relevo, que atrai muitos turistas todos os anos.Segundo a imprensa, foram registradas mais de 100 réplicas do tremor.
O jornal oficial Diário do Povo informou em seu microblog que 40 dos feridos estão em estado grave.