Modernismo e contemporaneidade marcam o outubro da Filarmônica
Em outubro, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza quatro concertos da série Música Impopular. A primeira etapa traz no programa as obras Four Meditation s On The Star do compositor americano Thomas Sturm, Meditation Nº1 do também americano Casey Cangelosi, e Ayre do compositor argentino Osvaldo Golijov. A primeira etapa da série é nesta […]
Em outubro, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza quatro concertos da série Música Impopular. A primeira etapa traz no programa as obras Four Meditation s On The Star do compositor americano Thomas Sturm, Meditation Nº1 do também americano Casey Cangelosi, e Ayre do compositor argentino Osvaldo Golijov. A primeira etapa da série é nesta sexta (13 de outubro), às 21h, no Centro Cultural Martim Cererê. No domingo (15), às 20h, a OFG se apresentará no Bolshoi Pub.
Para interpretar a diferente Ayre, a Filarmônica conta com a presença da soprano e violinista inglesa Alice Zawadski. Alice tem vários álbuns lançados por importantes gravadoras. É conhecida por ser apresentar em lugares underground da cena londrina. Atua intensamente como solista e como colaboradora em consagrados festivais do Reino Unido, incluindo London Jazz Festival, Vortex, Celtic Connections e festivais internacionais como Taipei International Jazz Festival (Taiwan), Coventry Calling (Massachusetts, EUA) e Sűdtirol Jazz Festival (Itália).
Seu primeiro álbum solo, China Lane (Whirlwind Recordings), foi lançado em 2014 e contém uma coleção de músicas e arranjos originais mesclados com folclore moderno. O álbum traz a participação de renomados músicos e improvisadores da Europa. China Lane recebeu uma aclamação crítica generalizada, sendo eleito o Álbum da Semana pela Rádio da BBC, e ainda figurou na lista dos Melhores Álbuns do Ano organizada pelo jornal The Guardian. O sucesso do álbum foi tanto que o cantor Jamie Cullum convidou Alice e sua banda a tocar na BBC Radio 2.
China Lane também fez com que Alice Zawadzki fosse eleita a Vocalista Britânica do Ano pela Jazz FM e pelo Parliamentary Jazz Awards em 2015, sendo então selecionada para participar do Take Five, programa de desenvolvimento profissional administrado por produtores de música internacionais, o SeriousLtd, patrocinado pela Performing Rights Society e ArtsCouncil England.
Alice também participará da segunda etapa da série, que será no Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), no dia 19 de outubro, às 20h e no Centro Cultural Martim Cererê, no dia 20 de outubro, às 21h. A soprano interpretará Cabaret Songs dos compositores Spoliansky e Hollaender, e ainda, uma das obras musicais mais marcantes da era modera, Pierrotlunaire de Schoenberg. A suíte da Ópera dos Três Vinténs também integra o programa.
Todos os concertos da série terão a sob a batuta do regente titular e diretor artístico da Filarmônica, Neil Thomson, que também é o idealizador da Música Impopular. O objetivo da iniciativa é fazer com que o público conheça mais sobre o repertório da música moderna que, muitas vezes, não integra o repertório de grupos sinfônicos.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13 de outubro (sexta-feira) às 21h
Onde: Centro Cultural Martin Cererê
Solista: Alice Zawadzki (soprano) / Regente: Neil Thomson
Programa: Golijov: Ayre; Sturm: Four Meditations On The Star; Cangelosi: Meditation Nº1
15 de outubro (domingo) às 20h
Onde: Bolshoi Pub
Solista: Alice Zawadzki (soprano) / Regente: Neil Thomson
Programa: Golijov: Ayre; Sturm: Four Meditations On The Star; Cangelosi: Meditation Nº1
19 de outubro (quinta-feira) às 20h
Onde: Teatro do IFG
Solista: Alice Zawadzki (soprano) / Regente: Neil Thomson
Programa: K. Weill: Kleine Dreigroschenmusik (Suíte da Ópera dos Três Vinténs); M. Spoliansky e F. Hollaender: Cabaret Songs; A. Schoenberg: PierrotLunaire, Op. 21
20 de outubro (sexta-feira) às 21h
Onde: Centro Cultural Martin Cererê
Solista: Alice Zawadzki (soprano) / Regente: Neil Thomson
Programa: K. Weill: Kleine Dreigroschenmusik; M. Spoliansky e F. Hollaender: Cabaret Songs; A. Schoenberg: Pierrot Lunaire, Op. 21
Entrada: gratuita para todas as apresentações, exceto no Bolshoi, que consiste em 2kg de alimentos