O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Anápolis

Governo quer fazer da cidade polo de defesa e tecnologia aérea

Governador Marconi Perillo busca investimentos para concretizar empreendimento
na Base Aérea de Anápolis

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 12 de outubro de 2017
Governo quer fazer da cidade  polo de defesa e tecnologia aérea
Governador Marconi Perillo busca investimentos para concretizar empreendimento

A Base Aérea de Anápolis pode ser a ponte para a instalação, na cidade, de um polo de defesa e tecnologia aérea. O assunto foi discutido nesta semana, em Brasília, entre o governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito Roberto Naves (PTB) e o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Marconi busca investimentos para a concretização do empreendimento em Goiás. Na reunião, a comitiva do Estado, integrada também por empresários e outras lideranças políticas, buscou sensibilizar Jungmann apresentando ao ministro o potencial de Anápolis para receber o polo estratégico.

Marconi e os demais representantes de Goiás apresentaram ao ministro Jungmann vídeos com as principais obras de infraestrutura que, segundo o governo estadual, viabilizam a instalação da unidade em Anápolis. O aeroporto de cargas esteve em pauta. O governador esclareceu o andamento das obras de conclusão do terminal. Marconi lembrou ainda do Porto Seco e de sua capacidade para a operação de indústrias dos setores automobilístico, farmacêutico e de processamento de grãos, por exemplo. “Mostramos o que Anápolis representa do ponto de vista de logística, de infraestrutura e de possibilidades para o Brasil”, sintetizou o governador.

Depois de operar por décadas com os caças franceses Mirage 2000, a Base Aérea de Anápolis faz adequações para receber, da Suécia, 36 jatos Gripen NG, em aquisição pela Força Aérea Brasileira (FAB). O governador Marconi Perillo frisou que, considerando essa inovação tecnológica, dispõe de todas as condições para receber o empreendimento. “Nós temos tudo para consolidar Anápolis como esse polo de defesa”, avaliou.

A própria logística de manutenção dos futuros caças está nos planos do governo. Marconi quer fazer uso das novas tecnologias para munir a indústria aeronáutica goiana de mais peças, serviços e mão de obra especializada. Segundo o governador, a intenção é de atrair novos projetos tecnológicos para o Estado, se valendo da proximidade e da posição estratégica de Anápolis e Goiânia. (Allan David) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também