O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Síria

Bashar Assad está comprometido com reformas

As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria, batizada de Astana 7, que ocorre até hoje

Postado em 31 de outubro de 2017 por Sheyla Sousa
Bashar Assad está comprometido com reformas
As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria

fe3816f56d5a7555d9077a5b14cc3640

O presidente sírio, Bashar al Assad, mantém o compromisso de realizar reformas políticas na Síria após a conclusão da fase militar do conflito, disse na última segunda-feira (30), em Astana, capital do Cazaquistão, o enviado russo em Damasco, Alexander Lavrentiev. A informação é da EFE.

“Na semana passada estivemos na capital síria, onde tivemos uma conversa profunda com o presidente Bashar al Assad. Estávamos especialmente interessados em saber qual é a posição do seu governo sobre a posterior regulação política e qual a sua visão”, disse Lavrentiev às emissoras russas RT e Rossiya 24.

As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria, batizada de Astana 7, que ocorre até hoje.

“O importante é que Assad fez uma declaração na qual afirmou que (o governo de) Damasco segue comprometido a lançar reformas políticas depois que a fase militar principal da luta contra o terrorismo acabar”, acrescentou. Segundo o enviado russo, o presidente sírio “está realmente disposto a encontrar formas de alcançar a reconciliação”.

“Falamos detalhadamente sobre o lançamento de um processo para o diálogo político entre várias partes da sociedade síria”, ressaltou Lavrentiev. 

Estado Islâmico

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores cazaque, Anwar Zhainakov, disse que ontem acontecerão reuniões bilaterais e multilaterais para debater questões da agenda, com portas fechadas à imprensa. A sessão plenária do encontro Astana-7 ocorrerá na terça-feira, e, além de Lavrentiev como enviado da Rússia, estarão os representantes dos outros dois países fiadores do acordo de cessar-fogo, Turquia e Irã.

A delegação da Turquia estará liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Sedat Önal. (Abr) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também