O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Escassez

MP organiza ações para combate à crise hídrica proteção das águas no Estado

O órgão terá também dez dias para encaminhar para todos os participantes do encontro uma minuta de resolução sobre racionamento de água no Estado

Postado em 23 de novembro de 2017 por Kamilla Lemes
MP organiza ações para combate à crise hídrica proteção das águas no Estado
O órgão terá também dez dias para encaminhar para todos os participantes do encontro uma minuta de resolução sobre racionamento de água no Estado

O Ministério Público tem ampliado o debate sobre estratégias integradas para mitigar possível crise hídrica no ano de 2018, reunido promotores da área ambiental e de defesa do consumidor e equipe técnica do MP, representantes da Saneago e AGR para o estabelecimento das medidas político-jurídicas necessárias para sua implementação. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (22/11), mediado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Delson Leone Júnior.

Na ocasião, o MP solicitou à AGR encaminhamento de subsídios para a elaboração de um termo de ajustamento de conduta, se for o caso, e também minuta de instrumentos que estabeleçam obrigações para concedente e concessionária na regulação da prestação dos serviços para fiscalização e controle. O órgão terá também dez dias para encaminhar para todos os participantes do encontro uma minuta de resolução sobre racionamento de água no Estado.

Já o CAO do Meio Ambiente solicitou à Saneago, no prazo de 30 dias, informações sobre as providências adotadas até o momento e também as ações planejadas para o enfrentamento à crise hídrica. Também em 30 dias, a Saneago deverá apresentar o cronograma de implementação de melhorias nas estações de tratamento de esgoto de Goiânia e a apresentação de dados referentes às unidades que sofreram com a falta de energia, informando a possível instalação de grupo gerador de energia nesses locais.

Participaram da reunião, pelo MP, além do coordenador do Caoma, Delson Leone Júnior, os promotores Juliano de Barros Araújo e Maurício Nardini, com atribuição na área de meio ambiente; as promotoras Maria Cristina de Miranda e Marísia Sobral Costa Massieux, do consumidor, e o engenheiro sanitarista Ricardo Coutinho, da Unidade Técnico Pericial Ambiental.

Conforme explicou Delson Leone, o MP tem articulado com a Secima mudanças nas condições das outorgas para 2018, o que foi tema de reunião realizada na última semana. Por deliberação da reunião desta quarta-feira (22/11), esse órgão e também o Comitê e Bacia do Meia Ponte serão convidados para o próximo encontro, que será realizado no dia 12 de dezembro.

Outorga de uso da água 

Com o tema sistema de outorgas no Estado de Goiás, foi realizada na última semana reunião técnica, sob a coordenação do CAO do Meio Ambiente, que reuniu representantes da Secima, da Agência Nacional de Águas (ANA), Batalhão da Polícia Militar Ambiental e Delegacia de Meio Ambiente.

Entre as ações acordados estão a articulação pelo MP para realização, em meados de março do ano que vem, de um seminário sobre recursos hídricos, com apoio de órgãos parceiros e englobando a magistratura, enquanto a Secima deverá organizar uma capacitação de atividade fiscalizatória junto com os demais órgãos, para o mesmo período.

Como deliberação, a Secima deverá, a partir de 2018, emitir as outorgas, independentemente do tamanho do usuário, utilizando instrumentos de medição específico para analisar a captação da vazão outorgada. O órgão assumiu o compromisso também de fazer gestão junto à ANA para viabilizar a implantação da ferramenta de fiscalização via fatura de energia elétrica. Por fim, a Secima e o MP, após definidas as três bacias de captação em situação mais crítica, irão alinhar estratégias para atuação conjunta. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.