O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Televisão

TV Brasil encerra Mostra Hugo Carvana com ‘Bar Esperança’ nesta quarta (27)

Último filme da faixa foi consagrado no
Festival de Gramado com três premiações

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 27 de dezembro de 2017
TV Brasil encerra Mostra Hugo Carvana com ‘Bar Esperança’ nesta quarta (27)
Último filme da faixa foi consagrado no

b4275eb2966bb4c0b830b3311f3ed325

A Mostra Hugo Carvana, apresentada pela TV Brasil para homenagear o ator e diretor que completaria 80 anos em 2017, termina nesta quarta (27), às 23h, com a comédia Bar Esperança, o último que fecha (1983). Com tramas repletas de irreverência, a filmografia do artista reúne clássicos do cinema e ganhou uma janela em televisão aberta nesse tributo.

Atração dessa semana, o longa teve grande elenco. Além do próprio cineasta, participaram do filme nomes como Marília Pera, Sylvia Bandeira, Paulo Cesar Pereio, Louise Cardoso, Antonio Pedro e Anselmo Vasconcelos. Bar Esperança foi reconhecido com os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Atriz  Coadjuvante no Festival de Gramado. Também levou o Prêmio de Melhor Filme do Festival da  Costa Atlântica (Espanha). Outra conquista da obra foi o Prêmio de Melhor Filme concedido pela UNEAC no Festival de Havana (Cuba).

Ao todo, a emissora pública exibiu cinco produções do saudoso Hugo Carvana, nessa sessão especial que fez parte da faixa Cine Nacional, e foi uma das atrações da programação de fim de ano da TV Brasil.A mostra contemplou as seguintes realizações de Carvana para a sétima arte: Vai Trabalhar, Vagabundo! (1973), Vai Trabalhar, Vagabundo II – A Volta (1991), Se Segura, Malandro! (1977) e Apolônio Brasil – Campeão da Alegria, além do longa em cartaz essa semana.

Antes de cada filme, atores e amigos de Carvana, que morreu há três anos, falam sobre a obra, recordam a experiência do convívio com o artista e contam curiosidades sobre os bastidores das filmagens ao lembrar dos trabalhos que fizeram com diretor. A TV Brasil gravou depoimentos com personalidades da dramaturgia nacional como a atriz Zezé Motta, o ator Paulo Cesar Pereio, a atriz e roteirista Denise Bandeira, o ator Antônio Pedro, a biógrafa Regina Zappa e o produtor Júlio Carvana, filho do homenageado.

Enredo do Bar Esperança, o último que fecha

As frustrações, amarguras e alegrias – de artistas, intelectuais, bêbados e anônimos ao redor das mesas de um bar da Zona Sul do Rio – é o mote para a história do longa Bar Esperança, o último que fecha (1983). Anna Moreno (Marília Pêra) vive com o marido Zeca (Hugo Carvana) um casamento tipo delícias e horrores. Atriz, mãe de dois filhos, Anna trabalha na televisão – é personagem odiada de uma novela de sucesso. Zeca escritor e autor de teatro e TV, entra em crise e passa por transformações radicais.

Bar Esperança conta as peripécias desse casamento, separação e reconciliação pontilhado de sequências hilárias e momentos de lirismo. O longa foi produzido na época da anistia, quando ocorriam as primeiras eleições diretas para governadores, e existia grande expectativa de abertura política. No bar cenográfico criado por Mário Monteiro, o chope corria de verdade e o papo rolava solto.

SERVIÇO

Cine Nacional – Mostra Hugo Carvana – ‘Bar Esperança, o último que fecha’: quarta-feira (27), às 23h, na TV Brasil.

Mais informações no site da emissora pública: www.tvbrasil.ebc.com.br 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também