‘Tempestade’ estreia em Goiânia
Cia Rhema apresenta, nesta quarta-feira (27) , seu mais novo espetáculo no Teatro Sesi
Bruna Policena *
São 50 minutos de dança para mostrar ao público que é possível sair das tormentas do dia a dia. A Companhia Rhema – Teatro, Musical e Dança estreia o espetáculo Tempestade e também a gravação do DVD. Serão quinze bailarinos e cinco atores no palco para trazer elementos da existência humana diante das dificuldades e circunstâncias do cotidiano. É um respirar para aqueles que se sentem em meio a tormenta da vida, e uma oportunidade de descobrir novas possibilidades diante do temporal.
Tempestade retrata situações e notícias repentinas que, muitas vezes, invadem o cotidiano do ser humano trazendo certo alvoroço, temor ou desconforto. “Então nós abordamos temas como problemas de casais, luto em família, problemas de enfermidade, a questão do desemprego, toda forma de abuso e a questão do abandono familiar: de pais ausentes ou de pais presentes –porque existe o abandono presencial também”, explica a coreógrafa Luciana Rodrigues.
“Passar essa mensagem por meio da dança é muito interessante, pois passamos, através da linguagem dos movimentos, toda uma gama de sentimentos e emoções que as tempestades da vida nos proporcionam. Isso nos ensina e nos ajuda a resolver conflitos. A dança nos conduz a essa solução de colocar o nosso coração no lugar, e entender que as dificuldades fazem parte da vida e são para o nosso crescimento”,
Dentro desses minutos, o espetáculo trata de assuntos que angustiam, mas que também engrandecem. Além disso, dentro do enredo se faz alusão a um texto bíblico onde o “apóstolo Pedro estava em momento extremamente bom da sua vida, na zona de conforto, e se vê diante de uma tempestade que ele não pode controlar. Pedro se desespera e logo em seguida é impactado por um acontecimento no qual ele consegue vencer esta tempestade, buscando ajuda do alto”, completa Luciana. A expectativa da estréia – e da gravação do vídeo – é que o público possa se encontrar, de alguma forma, também por meio da emoção.
A coreógrafa ressalta a importância de se abordar esta temática existencial falando de como nós reagimos à essas coisas que, inevitavelmente, acontecem na vida de qualquer ser humano. “Ninguém está isento disso e muitas vezes elas vêm para testar nossos limites e fortalecer nosso caráter. Algum propósito há, né?! Nós concebemos nosso espetáculo pensando nessa problemática e trabalhando quais seriam as expressões corporais cabíveis nesse processo. Então foram feitos vários laboratórios em equipe de dança contemporânea e moderna, aonde cada um já sabia seu papel e a problemática que iria representar, destaca Luciana”.
Há mais de 26 anos a Companhia Rhema trabalha a dança contemporânea, o balé clássico e o jazz em Goiânia. Espetáculos diversos já fizeram turnê pela Europa, África, Ásia e Estados Unidos. Nesse, em específico, foi usada a dança moderna com nuances do estilo contemporâneo aonde, através de laboratórios em equipe, foram desenvolvidas a movimentação, as montagens e desenhos coreográficos. “É um espetáculo que fala do nosso dia a dia e exprimi nossa ação e reação, além de decisões quanto a isso. E também estamos usando da tecnologia do ‘vídeo mapping’ para poder expressar tudo isso que temos falado”, conta a coreógrafa.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Tempestade’
Quando: quarta-feira (27)
Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite nº 1013 – St. Santa Genoveva)
Horário: 20h30
Ingressos: R$20 (meia/antecipado) R$ 40 (inteira)
Informações: (62) 98233-1372
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov