Governador visita Universidade Federal de Goiás na tarde desta terça-feira
Marconi Perillo irá conhecer o Parque Tecnológico Samambaia e as obras do prédio de internações do Hospital das Clínicas
O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo fará na tarde de hoje (2), uma visita a Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele será recebido pelo reitor da instituição, Orlando Amaral, as 15 horas, para visitar o Parque Tecnológico Samambaia (Câmpus Samambaia) e logo após, o prédio de internações do Hospital das Clínicas (Câmpus Colemar Natal e Silva – Praça Universitária).
Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico Samambaia (PTS) está localizado na entrada do Câmpus Samambaia da UFG, em uma área de 17,9 hectares e destina-se a abrigar e apoiar Empresas de Base Tecnológica (EBTs), além de laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos.
Além de abrigar empresas e laboratórios de empresas, o Parque receberá a instalação de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e outras instituições, que tenham vocação para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e para a realização de pesquisas aplicadas e em cooperação com empresas.
O primeiro laboratório especializado do Parque está em pleno funcionamento. O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro instrumental multi-institucional e multiusuário voltado para atender demandas analíticas do setor acadêmico, empresas, órgãos governamentais e centros de pesquisas. Inaugurado em dezembro de 2013, o CRTI possui uma área construída de 1.704,48 m².
Em dezembro de 2017 foi também inaugurado no Parque a Agência de Inovação. O novo prédio possui mais de 1,5 mil metros quadrados e abriga a Secretaria e Coordenação da Agência de Inovação, Escritório de Transferência de Tecnologia, Escritório de Propriedade Intelectual, Secretaria e Direção do Parque Tecnológico Samambaia, nova unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Regional Goiânia, salas de reuniões, um auditório, um laboratório aberto de fabricação digital e empresas de base tecnológica que mantenham projetos de PD&I com a UFG.
Prédio de internações
O prédio, que está sendo construído na mesma quadra da atual sede do HC, é a maior obra já realizada na UFG e será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. São 20 pavimentos em uma área de mais de 44 mil metros quadrados.
Serão ao todo 600 leitos de internação distribuídos em dez andares. Um deles será destinado à maternidade, com capacidade de atendimento à gestante de alto risco, equipado com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e centro obstétrico, e outro exclusivo para a internação de pacientes transplantados. Os outros dez pavimentos vão abrigar centros cirúrgicos outros centros cirurgicos. A conclusão está prevista para novembro de 2018.
(Foto: Reprodução)