O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Queda

Criminalidade continua caindo

Há 19 meses, Goiás registra queda de todos indicadores criminais monitorados pela SSP em 2017

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 18 de janeiro de 2018
Criminalidade continua caindo
Há 19 meses

c3fa30816b7c8c58cd5c3bd976510435

Venceslau Pimentel

Goiás registrou queda nos 12 indicadores criminais monitorados em 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/01), pelo secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. “A redução da criminalidade comprova que nossas ações estão, de fato, desarticulando o crime organizado”, afirmou. Segundo ele, os resultados são bastante expressivos. “Goiás é um paradigma nacional no que se refere ao enfrentamento com a violência”, declarou.

O comparativo é de janeiro a dezembro de 2017 com igual período de 2016. Homicídios recuaram 12,53%. Estupros apresentaram queda de 10,28%. Latrocínios baixaram 37,72%, enquanto as tentativas de homicídio caíram 20,46%. “As forças policiais goianas são fortes e atuantes. Saem às ruas para servir a sociedade e o resultado são as quedas constantes na criminalidade”, ressaltou Ricardo Balestreri. Ele destacou os investimentos realizados pelo governador Marconi Perillo desde aquisição de viaturas, equipamentos, fortalecimento dos serviços de inteligência e novos concursos para

Roubos a transeuntes despencaram 26,37%, ao passo que roubos de veículos cederam 25,92%. Casos de roubos em comércios recuaram 33,64% e roubos em residências (-21,74%). O relatório do Observatório de Segurança da SSP também aponta queda de 19,23% no número de furtos a transeuntes, bem como redução de 12,65% nos furtos de veículos. Furtos em comércio regrediram 16,13% e, em residências, 4,52%

Integração

Ao analisar os indicadores, Balestreri destacou a importância da integração entre as forças policiais. “O trabalho conjunto tem sido fundamental para obtermos resultados tão relevantes. Esse é o modelo ideal”, garantiu.

A política de integração entre as forças policiais é amplamente defendida pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador Zé Eliton.  

Plataforma digital permite consulta pública 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou, ontem, uma plataforma digital para consulta pública das estatísticas de segurança pública. A ferramenta disponibiliza os números absolutos de todas as naturezas criminais pesquisadas desde janeiro de 2011. “São dados muito precisos e altamente transparentes”, afirmou o titular da pasta, Ricardo Balestreri.

O novo serviço também apresenta uma análise criminal sobre a natureza consultada. Ou seja, ao pesquisar determinado crime, o internauta terá acesso ao local, horário e dia da semana em que há maior incidência. A plataforma está disponível no site www.ssp.go.gov.br, na aba “estatísticas”.

A ferramenta foi desenvolvida pela SSP, por meio de trabalho conjunto entre o Observatório de Segurança Pública e Gerência de Tecnologia da Informação. Trata-se de mais uma ação do Governo de Goiás para dar ainda mais transparência e credibilidade às informações. “Em uma gestão democrática é fundamental que haja transparência. Assim, a própria comunidade também poderá ajudar no combate e prevenção da criminalidade”, explica Balestreri.

Também foi apresentado o Manual de Metodologia para Aferição de Indicadores Criminais e Operacionais, que tem como principal objetivo simplificar o trabalho de aferição. O documento também consolidará a contabilização dos resultados conforme orientação do Ministério da Justiça e iniciará o processo de padronização das categorias utilizadas para registrar e classificar índices. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também