O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Carnaval do Rio

Com desfile marcado por tom politizado, Beija-Flor é campeã

Críticas à corrupção e à exclusão social foram alguns dos temas abordados pela Escola de Nilópolis. Outras escolas seguiram tendência

Postado em 14 de fevereiro de 2018 por Guilherme Araújo
Com desfile marcado por tom politizado
Críticas à corrupção e à exclusão social foram alguns dos temas abordados pela Escola de Nilópolis. Outras escolas seguiram tendência

O Carnaval do Rio de Janeiro já conhece a escola de samba campeã do grupo especial. Em duas noites marcadas pelos protestos, a Beija-Flor chocou o público em um desfile marcado por interpretações do caos político e social que vive o país.

Na avenida, estiveram encenações da violência no Rio com crianças em caixões e mães chorando por filhos policiais assassinados.

O resultado ficou impresso no público, que mesmo após o fim do desfile, que começou com certo atraso, recebeu aplausos do público – e dos próprios jurados. 

A corrupção no Brasil foi outro tema posto em voga, apresentando entre outras esquetes um carro alegórico com presidiários com telefones celulares. Campeã em 2003, quando homenageou o então presidente Lula, este foi o primeiro desfile da agremiação que abordou questões políticas desde então.

Tendência

Outras escolas também deixaram em evidência os problemas sociais enfrentados pela população brasileira. Com o Enredo “Com Dinheiro ou Sem Dinheiro, Eu Brinco”, a Mangueira fez duras críticas ao prefeiro do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, representado na avenida por um Judas.

A Paraíso do Tuiuti, por sua vez,  trouxe para o debate questões relacionadas à escravidão, que em 2018 completa 130 anos desde seu fim. Nas alegorias, um grupo de escravos traficados da África e uma imagem gigante do presidente Michel Temer, trajado de vampiro.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também