Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 estão oficialmente abertos
A cerimônia de abertura foi realizada fora de um estádio pela primeira vez na história, assim como nas Olímpiadas
Nesta quarta-feira (28), foi realizada a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024, que marca oficialmente o início dos jogos, que começaram com uma festa envolvendo cores, música e dança. A cerimônia de abertura aconteceu fora de um estádio pela primeira vez na história, assim como nas Olimpíadas.
Os atletas caminharam pela icônica avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. A cerimônia se encerrou com uma deslumbrante coreografia de tochas, iluminando a noite de Paris com suas chamas. A parte final teve a pira paralímpica sendo acesa, que está instalada na base do mesmo balão, que anteriormente havia recebido o fogo olímpico.
Leia também: Ex-Chiquitita é promessa do Brasil nas Paralimpíadas
Grande festa
O espetáculo teve início com um curta-metragem estrelado pelo nadador francês Théo Curin, que competiu nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Curin apareceu ao volante de um táxi adornado com dezenas de miniaturas da Phryges, o mascote da Paralimpíada.
Na Praça La Concorde, transformada em um grande teatro a céu aberto, 35 mil espectadores lotaram as arquibancadas para assistir a um show de dança que celebrava o esporte, a arte, a liberdade e a inclusão.
Inclusão social
No espetáculo, 140 dançarinos vestidos com ternos pretos simbolizaram as dificuldades vividas no dia a dia das pessoas na sociedade. No entanto, eles foram ofuscados por 16 dançarinos com deficiência, que, usando roupas leves e coloridas, trouxeram arte e liberdade ao palco, demonstrando a necessidade de inclusão e celebrando a diversidade.
Além disso, as 168 delegações fizeram sua entrada após uma explosão de fumaça azul, vermelha e branca, as cores da bandeira francesa. Essa explosão de cores surgiu tanto por trás do palco quanto no céu, cortado pelos aviões da Patrouille de France, a esquadrilha da fumaça francesa.
Participação brasileira
O nadador Gabriel Araújo, de 22 anos, e a lançadora de disco Beth Gomes, de 59 anos, foram os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Por fim, as delegações desfilaram com grande animação, refletindo a forte preparação que realizaram ao longo do último ciclo paralímpico.