O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Decisão

Reta decisiva do Goianão está prestes a começar

Nos cinco últimos jogos da competição as equipes enfrentam aquelas que figuram em seus próprios grupos

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 27 de fevereiro de 2018
Reta decisiva do Goianão está prestes a começar
Nos cinco últimos jogos da competição as equipes enfrentam aquelas que figuram em seus próprios grupos

f548698bb861275380820533e0fc61fa

Luiz Felipe Mendes*

O Campeonato Goiano alcançou seu momento decisivo. A cinco rodadas do fim da primeira fase, o estadual terá agora confrontos entre times de uma mesma chave, diferentemente dos dois turnos anteriores. O Goiás está praticamente classificado, enquanto Rio Verde, Itumbiara e Anápolis vivem situação dramática.

Líder do Grupo A e dono da melhor campanha da competição, o Goiás precisa de muito pouco para se classificar antecipadamente às semifinais do campeonato. Com 23 pontos conquistados, se o alviverde vencer pelo menos dois de seus quatro próximos compromissos, estará garantido na próxima fase.

O Vila Nova, por sua vez, não pode relaxar, apesar de ser o único time invicto do Goianão. A grande quantidade de empates prejudicou um pouco a equipe, que tem 18 pontos, no Grupo B. O alvirrubro depende só de si, mas qualquer vacilo pode ajudar os adversários diretos, como Aparecidense, Grêmio Anápolis e Iporá.

O Atlético começou o Campeonato Goiano de maneira pífia, mas nas últimas rodadas vem se recuperando. Nas últimas quatro partidas, não perdeu nenhuma, com duas vitórias e dois empates. Com 12 pontos, o Dragão deve fazer a sua parte e torcer contra os times de maior pontuação, os mesmos que podem dar trabalho ao Vila Nova.

Quanto aos demais participantes, Iporá e Anapolina (Grupo A) e Aparecidense e Grêmio Anápolis (Grupo B) são as que mais estão no páreo em busca da classificação. A Aparecidense tem 16 pontos, e se vencer os confrontos diretos contra Vila Nova e Grêmio Anápolis, dificilmente não avança de fase. Iporá e Grêmio Anápolis possuem ambos 15 pontos, e precisam garantir suas pontuações e torcer por uma combinação de resultados. Já a Anapolina, com 14, quer surpreender os membros de seu próprio grupo.

Itumbiara, Anápolis e Rio Verde vivem uma situação à parte. No Grupo A, o Rio Verde é dono do pior desempenho da competição, com apenas uma vitória e cinco pontos na conta. Pelo Grupo B, Itumbiara e Anápolis têm sete pontos, também em situação dramática. De acordo com o regulamento, os clubes que amargarem as duas piores campanhas serão rebaixados à divisão de acesso. Hoje, seriam Rio Verde e Anápolis.

A 11ª rodada do Goianão tem os jogos marcados para o próximo fim de semana, no sábado e no domingo. Nesta fase do torneio, com cinco jogos, a cada rodada dois times descansam. Os primeiros a contar com folga são Goiás e Itumbiara. (Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também