O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Saúde

Pacientes seguem em estado grave na Vila São Cottolengo, em Trindade

Em nove dias foram sete mortes no Hospital filantrópico Vila São Cottolengo, em Trindade

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 10 de março de 2018
Pacientes seguem em estado grave na Vila São Cottolengo
Em nove dias foram sete mortes no Hospital filantrópico Vila São Cottolengo

Gabriel Araújo*


Cinco pacientes da Vila São Cottolengo continuam internados em estado grave no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). O Hospital filantrópico atende pessoas com diversos tipos de deficiências em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia e contabilizou sete mortes entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março.

O Hugo informou que os pacientes tem idade entre 36 e 54 anos e são quatro homens e uma mulher, todos estão em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respiram com ajuda de aparelhos. Segundo o Hospital, todos os cinco pacientes apresentaram um quadro de infecção pulmonar.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Vila São Cottolengo ainda investiga as mortes, que não possuem uma causa clara. A assessoria de imprensa do local afirmou que a diretoria trabalha com três hipóteses, dengue, infecção pulmonar ou o vírus influeza. A instituição registrou 51 pacientes doentes em um período de 20 dias.

De acordo com a Vila São Cottolengo, dos sete mortos, quatro apresentaram os mesmos sintomas, com quadro de febre e mal estar, além de dores musculares, tosses e sintomas relacionados à dengue.

Segundo a CCIH, os pacientes passaram por exames conduzidos pela Vigilância Epidemiológica de Trindade, que aguarda os resultados. “No momento a gente não considera um surto. Todos os casos nós já estamos com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Trindade e os exames já foram coletados, estamos aguardando os resultados. A gente restringiu uma parte do hospital, onde há pacientes já estabilizados, mas optamos em coloca-los em isolamento por precaução”, afirmou a presidente do órgão, Lidiane Castro Figueiredo.

O gerente em enfermagem do hospital, Raul Carvalho de Souza, afirmou que os pacientes começaram a apresentar sintomas de pneumonia na metade do mês de fevereiro e, um dos pacientes mortos foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). “Iniciou-se um tratamento para pneumonia, com antibióticos fortes. Óbitos relacionados à pneumonia foram quatro pacientes. Na última morte a gente encaminhou para o IML (Instituto Médico Legal) para saber realmente o que era”, concluiu.


Vila São Cottolengo

A Vila São Cottolengo é um hospital filantrópico que atende pessoas com diversas deficiências, físicas e mentais. São mais de dois mil pacientes por dia, que dependem de doações de roupas, alimentos, produtos de limpeza e dinheiro.

O local foi fundado em fevereiro de 1951 e é considerado um Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual. Segundo a instituição são 356 pacientes com acompanhamento 24 horas por dia e, na parte de exames, são oferecidas mais de 22 especialidades médicas para atendimento da população.

A organização atende pacientes de Trindade e mais de 130 cidades conveniadas na distribuição de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos. Oferece também o tratamento em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também