Conselho Estadual de Cultura comemora 50 anos de criação
Conselho foi criado em 10 de novembro de 1967, em lei sancionada por então governador Otávio Lage de Siqueira
O Conselho Estadual de Cultura, órgão ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, vai comemorar 50 anos de criação na próxima terça-feira, dia 20, em solenidade no Palácio das Esmeraldas marcada para as 20 horas. Na ocasião serão homenageados os ex-presidentes do Conselho; os ex- governadores Otávio Lage de Siqueira (in memorian) e Leonino Di Ramos Caiado; e o governador Marconi Perillo.
O Conselho de Cultura foi criado pela Lei nº 6.750, de 10 de novembro de 1967, sancionada pelo então governador Otávio Lage de Siqueira. Trata-se de um órgão colegiado responsável por desenvolver a política estadual de Cultura em Goiás. Ao Conselho compete, além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.
Câmaras Técnicas
O órgão, presidido pela professora Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, é composto por 12 conselheiros. Ele é integrado por Câmaras Técnicas: Artes Visuais; Ciências Humanas, Memória, Patrimônio Cultural e Artes Integradas; Audiovisual; Artes Cênicas; Música; e Legislação e Norma.
O Conselho Estadual de Cultura entrega ainda, anualmente, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes), considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pelo Troféu Jaburu, em 1980. No ano passado, o troféu foi entregue ao ator goiano Stepan Nercessian. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, e é feita a partir do voto dos conselheiros.