Orquestra Sinfônica de Goiânia realiza concerto com viola solista
Programação tem composições de Strauss, Hummel e Mussorgsky. A apresentação será iniciada com a composição Don Juan, de Richard Strauss
A Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta, nesta terça-feira (20), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia. Na programação, estão obras de Strauss, Hummel e Mussorgsky. O concerto será regido pelo maestro Eliel Ferreira e terá a participação do violista Luciano Pontes como solista. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis ou um livro literário em bom estado.
A apresentação será iniciada com a composição Don Juan, de Richard Strauss. O poema sinfónico que o compositor alemão escreveu após a leitura de poemas de Nikolaus Lenau (1802-1850), os quais descreviam sentimentos de “desejo”, “posse” e “desespero”, dá, desde o início, a sonoridade propícia às desventuras deste anti-herói.
Na sequência, a execução de Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 94, escrita em 1820 pelo pianista Nepomuk Hummel. A obra é uma das mais conhecidas do reportório da autoria do compositor, e está escrita na forma potpourri, ou seja, trata-se de uma composição estruturada por várias secções que, embora sejam todas distintas, estão organizadas continuadamente constituindo uma única obra.
Para fechar a noite, a suíte Quadros de uma Exposição, famosa peça para piano que o russo Modest Mussorgsky criou a partir das pinturas em aguarela do seu amigo Viktor Hartmann, que tinha acabado de morrer precocemente (aos 39 anos), fazendo da obra uma homenagem póstuma.