O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Diabéticos

Veja como aproveitar as delícias da páscoa sem elevar a glicemia

É possível consumir pequenas porções de chocolate sem que haja um descontrole da glicemia, porém o ideal é que sejam opções de chocolate meio amargo ou amargo

Postado em 26 de março de 2018 por Kamilla Lemes
Veja como aproveitar as delícias da páscoa sem elevar a glicemia
É possível consumir pequenas porções de chocolate sem que haja um descontrole da glicemia

Abril chegou, a Páscoa já está aí e os supermercados estão repletos de ovos de chocolate em suas gôndolas. Porém, como os diabéticos podem aproveitar esta época de muito açúcar? De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, é possível consumir pequenas porções de chocolate sem que haja um descontrole da glicemia, porém o ideal é que sejam opções de chocolate meio amargo ou amargo, já que utilizam quantidades menores de açúcar e apresentam nutrientes que favorecem à saúde. 

“A quantidade aconselhável para o diabético comer de chocolate ao leite é de no máximo 25g, o que equivale a quatro quadradinhos de um tablete ou um bombom. Isso desde que a glicemia esteja controlada”, esclarece a profissional. “Uma dica é consumir o chocolate após as refeições, substituindo uma sobremesa, assim ajuda a evitar picos glicêmicos, já que as fibras do prato principal fazem com que a absorção não seja tão rápida”.

E quanto ao chocolate diet? “Se for consumido de maneira moderada, pode ser oferecido ao diabético, pois embora sejam isentos de açúcar, podem ser rico em gordura”, explica a nutricionista. Por isso, para aqueles que optam pelo diet com foco em não engordar é melhor trocar pelo amargo ou meio amargo, já que o acréscimo de gordura é bem menor do que no dietético, sendo mais saudáveis. 

Quanto aos tentadores ovos de colher, a boa notícia é que também existem opções deles na versão diet. “Os diabéticos podem aproveitar a Páscoa junto com os demais familiares, desde que sempre atentos às quantidades saudáveis e que não desequilibrem a glicemia e o organismo como um todo”, finaliza Cintya.

Colomba Pascal Diet

Ingredientes:

30 gramas de fermento biológico

4 ovos

1 xícara(chá) de adoçante culinário

1 pitada de sal

50 gramas de margarina light

1 colher (café) de essência de baunilha

Raspas de laranja a gosto

¾ xícara (chá) de água morna

500 gramas de farinha de trigo

½ xícara (chá) de damascos picados

½ xícara (chá) de castanhas de caju picadas

½ xícara (chá) de uvas passas escuras sem sementes

Ingredientes da Cobertura: 

1 clara

50 gramas de castanhas de caju moídas amêndoas laminadas

30 g de castanha de caju triturada

4 colheres(sopa) de adoçante culinária

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha. Retire e passe para um recipiente acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Misture bem e deixe crescer até que dobre o volume. Passado esse tempo acrescente o damasco, as castanhas de caju, e as passas. Misture bem as frutas à massa e coloque em duas formas próprias para colomba pascal. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e espalhe a cobertura.

Cobertura: 

Misture tudo muito bem e passe por cima da colomba, voltando ao forno já desligado, porém quente. 

(Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também