Roubo de cargas diminui 21% em Goiás
Secretário de segurança afirma que integração entre forças é fundamental para combater roubos
Marcus Vinícius Beck*
O número de cargas roubadas caiu 21% em relação ao registrado no ano passado. Em reunião do Prorgama de Prevenção, Controle e Repressão a Furto, Roubo, Apropriação Indébita e Receptação de Cargas e Valores (Procarga), o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Irapuan Costa Junior, disse que a integração entre as forças de segurança é fundamental para o combate às atividades ilegais. “A integração entre as forças policiais tem sido decisiva para a redução dos indicadores criminais e sucesso deste programa”, diz o secretário.
Irapuan também destacou que o número diz respeito aos roubos de cargas e não leva em conta casos de furtos e roubos de objetos ou veículos. O programa tem como função empreender ações integradas para coibir e prevenir crimes, como furto, roubo, apropriação indébita e receptação de cargas em todo o Estado. “É o sistema que melhor funciona efetivamente no país”, afirma o representante da Associação Nacional de Transportes e Logística (NTC), José Roberto Campos Júnior.
Na reunião entre representantes do setor de segurança e transportes, ficou estabelecido que o estudo será disponibilizado às forças policiais para que cada corporação atue na prevenção e repressão a esses crimes. O documento, de acordo com o que foi falado na reunião, é composto por comparativos de municípios, rodovias, tipos de carga, dias com maior frequência, faixa horária, tipos de abordagem, restrição à liberdade dos motoristas e tipos de veículos que são usados nos roubos.
Ficou decidido ainda que, em breve, será realizado um seminário para empresas que atuam no setor de transporte. De acordo com a NTC, a medida irá capacitá-los para que atuem na prevenção a esse tipo de crime, que vem se tornando cada vez mais frequentes no Estado. “Nossas forças policiais estão atuando juntas e o resultado tem sido bastante significativo”, afirma o superintendente de Inteligência Integrada da SSP, delegado Danilo Fabiano Carvalho.
Programa
Referência no âmbito nacional, o programa ProCarga tem em vista garantir a capacidade de resolução em casos investigados, além de sua eficiência na repressão de crimes que envolvem roubos e furtos de cargas.
Integram o grupo de trabalho permanente do programa de Superintendência de Inteligência Integrada da SSP; Polícia Militar, que marcou presença por meio do Estado Maior Estratégico, Comando de Policiamento Rodoviário e Comando de Operações de Divisas; e Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Jurídica, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas e Delegacia Estadual de Investigações Criminais. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Cryshtian)