Um ‘mix’ de cinema e fotografia
2ª edição do evento conta com palestras e workshops gratuitos com profissionais das artes em geral
SABRINA MOURA*
O Fotocine reúne, entre os dias 4 de abril e 3 de maio, no Campus Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia, profissionais do cinema, do audiovisual, da fotografia, das artes e da comunicação para debater sobre cinema e fotografia. Nesta edição, que será marcada por cinco ciclos de encontros – às quartas e quintas-feiras, sempre com um profissional diferente –, o público vai encontrar nomes conhecidos da fotografia no circuito goiano como Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro, Jarleo Barbosa, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida.
“O Fotocine surgiu a partir de uma conversa com amigos da área de cinema e artes visuais. A ideia era fazer um estudo a respeito da fotografia no cinema. Percebemos também uma busca dos próprios em função do tema com um grande interesse (dos próprios) a respeito da fotografia do cinema”, explica Wagner Araújo um dos organizadores do evento.
Todas as atividades são gratuitas, tanto para os alunos de cinema e fotografia que estão começandoquanto para osmais experientes. “Um outro fator que nos motivou os estudos, desde a parte histórica até os dias atuais, é que hoje, com os equipamentos modernos, o fotógrafo e o profissional de cinema são capazes de produzir e utilizar tanto da foto quanto do audiovisual nos seus trabalhos. Os fotógrafos e cineastas acabam tendo muita experiência para trocar”, conta.
As discussões em torno dos Trânsitos entre Fotografia e Cinema a partir das Relações entre Produção e Recepção de Obras Artísticas é um dos temas abordados no evento. Trata-se de um minicurso com a fotógrafa e professora universitária Ana Rita Vidica que leva o público a refletir sobre a mistura de linguagens entre fotografia e cinema.
Depois de Ana Rita, o circuito do Fotocine segue com o minicurso do crítico de cinema Fabrício Cordeiro, que irá abordar o Uso Criativo da Fotografia na Elaboração da Linguagem Cinematográfica. Em seguida, será a vez de Rodrigo Cássio, doutor em Estética e Filosofia da Arte, com uma discussão em torno do conceito de Miseenscène a Partir da Representação da Imagem na Fotografia e do Cinema.
O quarto ciclo de palestras irá debater as relações que o espectador terá com as representações das coisas do mundo. O encontro será guiado por Rafael de Almeida, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual e doutor em Multimeios.
O diretor e roteirista Jarleo Barbosa assumirá a última rodada do Fotocine por meio de um bate-papo que terá como tema central a Imagem em Movimento no Cinema, com o tema A Fotografia no Cinema – Do Estático à Ação. Jarleo irá debater as implicações da direção de fotografia na realização de uma obra audiovisual. “Estamos investindo em formação. Essa é uma oportunidade especial, já que os profissionais são autoridades no assunto. São pesquisadores, produtores de cinemas, bastante qualificados. O conteúdo vai além do embasamento acadêmico até as experiências vivenciadas por eles. É uma forma de enriquecimento e aprendizado acessível a todos”, finaliza Wagner.
O Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos, produção de WA Imagens, e é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), edital 2016.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
Fotocine II
Aulas práticas e teóricas
Quando: de 4 de abril a 3 de maio
Onde: Campus Laranjeiras – UEG Goiânia (Rua Prof. Alfredo de Castro, nº 9.175, Parque das Laranjeiras – Goiânia)
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br