Goiás e Aparecidense lutam pelo título do Goianão 2018
Qualquer um dos times que vencer a partida de hoje fica com a taça, enquanto um novo empate
leva a decisão
para os pênaltis
*Luiz Felipe Mendes
Enfim, o dia chegou. Goiás e Aparecidense se enfrentam hoje, às 16 horas, pela decisão do Campeonato Goiano de 2018. Como o jogo de ida terminou em empate sem gols, qualquer igualdade no placar de logo mais leva a partida para os pênaltis. O confronto será disputado no Estádio Serra Dourada, e quem vencer o embate fica com o título da 75ª edição do torneio.
Na semana passada, o duelo entre os dois no Estádio Anníbal Batista de Toledo foi abaixo do esperado, com muita chuva atrapalhando o espetáculo. A esperança é que agora a partida seja mais jogada, sendo que a primeira foi totalmente comprometida pelo clima ruim. O Goiás vai em busca de seu 28º título estadual, enquanto a Aparecidense tenta o título inédito.
Dentro de campo, pelo lado alviverde, o treinador Hélio dos Anjos deve voltar a escalar o capitão Eduardo Brock, zagueiro que não pôde jogar o primeiro confronto da final em virtude de uma suspensão. Além dele, o atacante Carlos Eduardo, que foi substituído de campo no começo do primeiro tempo, não será problemas para o técnico e deve começar entre os 11 iniciais.
O Camaleão, por sua vez, vai contar com o retorno do lateral-direito Rafael Cruz, que se recuperou de lesão, mas ainda não se sabe se o lateral-esquerdo Hélder estará disponível. Uma das grandes esperanças da equipe reside uma vez mais na estrela do centroavante Nonato, autor de nove gols e artilheiro isolado do campeonato.
De um lado, Hélio dos Anjos. Do outro, Márcio Azevedo. O primeiro analisa o duelo de forma tática, buscando alternativas para conquistar a vitória. “O time da Aparecidense é matreiro. Vai crescer no Serra Dourada. Mas temos um esquema de jogo para impedir isso. Acho que a Aparecidense vai ter que tomar uma decisão. Sair ou ficar. Nós sabemos nos impor e podemos ganhar, mas está tudo aberto”, comentou.
Já o treinador do time de Aparecida de Goiânia, campeão estadual pelo Goiás como atleta e vice-campeão em 2015, como comandante da Aparecidense, valoriza a importância do embate. “Esperamos a conquista. Para a Aparecidense seria um título inédito. É criar uma história, deixar algo no clube, isso é muito importante. Convivo com essa palavra “ansiedade”, destacou.
Se o Goiás ganhar o título dentro do Serra Dourada, consolida o tetracampeonato pela segunda vez em sua história. Contudo, se a Aparecidense levar a melhor, acaba com uma hegemonia de nove anos em que somente equipes da capital venceram – o último clube a se tornar a “zebra” foi o Itumbiara, em 2008.
Ficha técnica
Goiás x Aparecidense
Local: Estádio Serra Dourada, às 16 horas, em Goiânia. Árbitro: Eduardo Tomaz. Assistentes: Fabrício Vilarinho (Fifa) e Leone Carvalho.
Goiás: Marcelo Rangel; Caíque Sá, David Duarte, Eduardo Brock e Breno; Madison, Léo Sena e Giovanni; Carlos Eduardo, Maranhão e Júnior Viçosa. Técnico: Hélio dos Anjos.
Aparecidense: Busatto; Everton (Hélder), Mirita, Thiago Carvalho e Gleidson (Rafael Cruz); Tiago Ulisses, Araújo, Alex Henrique, Washington e Uederson; Nonato. Técnico: Márcio Azevedo.