Goiás na mira da PF: deflagrada nova fase da Operação Lesa Pátria
Foram mandados de busca e apreensão pelo STF, sendo cinco em Santa Catarina, três no Rio de Janeiro, um em Goiás e outro no DF
Em mais um passo para responsabilizar os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a 29ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação, que mira financiadores e participantes dos atos de vandalismo, resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em quatro estados, incluindo Goiás.
Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, visam a apreensão de provas que possam elucidar a participação dos investigados nos atos golpistas. Entre os materiais buscados estão documentos, equipamentos eletrônicos e outros objetos que possam comprovar a participação dos alvos nos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações apontam que os valores dos danos causados ao patrimônio público durante os atos de vandalismo podem chegar à cifra de R$ 40 milhões. A Polícia Federal estima que a operação continue por tempo indeterminado, com novas fases sendo deflagradas conforme as investigações avançam.
Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal Federal, sendo cinco em Santa Catarina, três no Rio de Janeiro, um em Goiás e outro no Distrito Federal.