O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Mercado

Vendas de veículos avançam 21% até abril

Leves têm alta de 20,4% e pesados alavancam resultado com crescimento de 52,6%

Postado em 6 de maio de 2018 por Lucas de Godoi
Vendas de veículos avançam 21% até abril
Leves têm alta de 20

Foto: Reprodução

As vendas de veículos cresceram 21,3% no acumulado de janeiro a abril na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com os números da Fenabrave, divulgados na quarta-feira (2). No total, foram emplacadas pouco mais de 762,8 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra os 628,8 mil de um ano antes.

Para o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado se mantém firme em sua rota alinhada ao crescimento projetado pela entidade.

“A queda na inadimplência aliada à queda da taxa de juros vem favorecendo o setor como um todo. Atualmente, a inadimplência da carteira de crédito, com recursos livres para pessoas físicas, é de 2,5%, e para pessoas jurídicas é de 3,6%. Estes resultados são os menores desde abril de 2011, fatores que favorecem a oferta de crédito pelas instituições financeiras”, declara o executivo em comunicado.

Os números da Fenabrave mostram que todos os segmentos registraram aumento dos volumes na comparação anual. No de leves, que inclui automóveis e comerciais leves, houve alta de 20,4% do volume total, que chegou a 737,2 mil unidades na soma dos quatro primeiros meses do ano. Deste total, pouco mais de 630 mil novos emplacamentos foram de automóveis, em alta de 20,3%, enquanto os comerciais leves novos tiveram incremento de 20,7%, com 107,2 mil veículos novos.

Por sua vez, os comerciais pesados ajudaram a alavancar ainda mais o resultado do setor. No primeiro quadrimestre do ano, os licenciamentos de caminhões e ônibus atingiram as 25,5 mil unidades contra as 16,7 mil de mesmo período do ano passado, o que representa aumento expressivo de 52,6%. 

De forma isolada, os caminhões cresceram 58,7%, passando de 13,1 mil para 20,8 mil no acumulado deste ano, enquanto ônibus ascenderam 30,4%, para 4,6 mil chassis.

No comparativo mensal, de abril contra março, também há crescimento para a maior parte dos segmentos: leves subiram 4,9%, ao somar 209,9 mil unidades. O maior índice de alta é observado no segmento de comerciais leves, cujo volume cresceu 14,3% em abril ao atingir as 31,2 mil unidades. Em automóveis, houve aumento mais tímido na passagem de um mês para o outro ao totalizar 3,4%, para 178,6 mil.

A soma de caminhões e ônibus resultou em pouco mais de 7,3 mil veículos emplacados em abril, leve alta de 1,2%. Enquanto caminhões subiram 4,2% no mês, para 6,2 mil novas unidades, os ônibus recuaram 12,8% sobre março, com volume que não chegou a 1,2 mil chassis.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.