Menino morre com suspeita de meningite em Catalão
Em 2024 confirmaram 115 casos de meningite de diferentes origens, sendo 22 óbitos no estado de Goiás
A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão divulgou que, na madrugada de quarta-feira (28), um menino de 10 anos faleceu no Pronto Atendimento Infantil da cidade, com suspeita de meningite. Segundo a SMS de Catalão, os irmãos do garoto, de 8 e 12 anos, também foram hospitalizados com suspeita da mesma doença.
Além disso, a Secretaria informou que a família e os colegas de escola das crianças receberam tratamento preventivo contra a enfermidade. A causa exata do falecimento do menino ainda está sendo investigada, mas a meningite é a principal suspeita.
Casos de meningite
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou que, em 2024, confirmaram 115 casos de meningite de diferentes origens, sendo 22 óbitos no estado. Em comparação, em 2023 registraram 214 casos e 43 óbitos.
A SES-GO destaca que está acompanhando atentamente a ocorrência dos diferentes tipos de meningite, sejam virais ou bacterianos, que tendem a aumentar nesta época do ano devido às suas formas de transmissão. A secretaria aconselha a população a adotar medidas de precaução. Evitar locais com grande aglomeração e manter o cartão de vacinação em dia, são algumas das opções.
O que é Meningite?
A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Agentes patológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, podem causar a doença. Entre esses agentes, as formas bacterianas e virais da doença preocupam especialmente a saúde pública devido à sua alta frequência e ao risco de surtos.
No Brasil, consideram a meningite uma doença endêmica, o que significa que esperam a ocorrência de casos regularmente ao longo do ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que a vacinação continua a ser uma ferramenta crucial na prevenção de formas graves da doença e na redução de mortes.