Advocacia se reúne para discutir tecnologias no direito
As palestras e mesas redondas abordarão, ainda, temas como empreendedorismo, inovação e tecnologia na advocacia
A inteligência artificial, a automação de tarefas nas rotinas de advogados e demais operadores de direito, e as inovações tecnológicas mais recentes no meio jurídico estão na pauta de debates do I Congresso de Gestão Jurídica – Centro-Oeste. O evento ocorre nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no auditório Eli Alves Forte, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em Goiânia.
As palestras e mesas redondas abordarão, ainda, temas como empreendedorismo, inovação e tecnologia na advocacia. A intenção, segundo os organizadores, é de fomentar discussões que evidenciem as novas dinâmicas para a atuação dos advogados.
Especialista em tecnologia jurídica e um dos palestrantes do congresso, Caio Santos ressalta a necessidade de se discutir entre os operadores do direito a inteligência artificial e seus reflexos no universo jurídico, um dos assuntos que serão levados a cabo no evento. “Em vários pontos já é uma realidade. O assunto é alvo de pesquisas e projetos em diferentes segmentos, incluindo áreas antes não pensadas, como direito e jornalismo. Para nós, que estudamos o processo de inteligência artificial, é nítido que uma revolução no direito está em curso”, diz Caio Santos, CEO da Aviso Urgente.
A prática da mediação e conciliação também está na pauta do congresso. Essa modalidade de solução de conflitos na via extrajudicial é recomendada pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão do potencial que tem de evitar a abertura de novos processos judiciais, num Judiciário que já tem mais de 80 milhões de ações para solucionar. O I Congresso de Gestão Jurídica – Centro-Oeste é realizado pela OAB-GO, através da Comissão Especial de Inovação e Gestão; e pela Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).